Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cei das Contas da Prefeitura promoverá acareação entre ex e atual secretário de planejamento

por joana — publicado 26/04/2017 17h18, última modificação 26/04/2017 17h18

Foto de Marcelo do Vale

Troca de acusações, denúncias graves e polêmicas na décima oitiva realizada pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) realizada na tarde desta quarta-feira, 26, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.

Proposta pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) ,com a assinatura de trinta e quatro dos trinta e cinco vereadores goianienses, a CEI , que abrange o período 2008-2016, é presidida por Zander Fábio ( PEN) e investiga os motivos do déficit atual mensal de cerca de trinta milhões de reais. A reunião desta quarta contou com as presenças dos vereadores Priscilla Tejota (PSD), Kleybe Morais (PSDC), Tiãozinho Porto (Pros), Oséias Varão (PSB) e Jair Diamantino (PSDC), além de Zander e Kajuru, que é o relator, representantes da OAB e do Tribunal de Contas dos Municípios.

O primeiro convocado a depor foi Ednelson Vieira do Nascimento, responsável pelo departamento de Licitação durante três anos da gestão de Paulo Garcia. Segundo Kleybe Morais, o depoente era “funcionário fantasma” que recebia salários em duas secretarias, além de outros provimentos não permitidos pelas leis. O vereador também solicitou cópias da declaração patrimonia de Ednelson.

O segundo convocado foi o ex-secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sebastião Ferreira Leite, mais conhecido como Juruna, que comandou a pasta de janeiro a dezembro de 2016. De acordo com Kajuru, o atual secretário da pasta, Agenor Mariano, acusou Juruna de intermediar o pagamento de um contrato de serviço sem a devida licitação. O depoente definiu a acusação como “ atitude irresponsável e mentirosa” e aceitou participar de uma acareação com Agenor Mariano. Esta acareação deverá ser realizada no dia 8 de maio.

Respondendo a Priscilla Tejota, sobre as decisões após a CEI das Pastinhas- que investigou fraudes na concessão de licenças para construções – Juruna confirmou que apenas três dos dezessete servidores denunciados foram punidos, após os processos administrativos analisados pela Comissão de Sindicância.

Outros questionamentos feitos a Juruna foram sobre contratos com o publicitário Ademir Lima, as licenças de construção expedidas ao Europark e ao atacadista Assaí, cujas instalações estão sendo erguidas na Avenida Independência.