Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI das Contas da Prefeitura solicita quebra de sigilos bancários, fiscais e telefônicos

por joana — publicado 03/05/2017 16h35, última modificação 05/05/2017 10h54

Foto de Marcelo do Vale

Realizada nesta quarta-feira, 3, mais uma reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as contas da prefeitura no período 2009-2016, com as presenças dos vereadores Zander Fábio (PEN), presidente; Jorge Kajuru (PRP), relator; Priscilla Tejota ( PSD), Jair Diamantino (PSDC), Vinícius Cirqueira (Pros), Oséias Varão (PSB), Tiãozinho Porto (Pros) e Izídio Alves (PSDC). O evento aconteceu na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.

Convites e convocações

Requerimentos apresentados vão convocar ou convidar para oitivas as seguintes pessoas: Cairo Peixoto (ex-secretário municipal de Finanças), José Humberto Mariano ( presidente do Conselho Municipal de Assistência Previdenciária), Lauro Sérgio Belchior, Fernando Vítor de Oliveira ( sócio da Max Consultoria de Investimentos Financeiros), Alexandre Leal ( ex-diretor de Trânsito da SMT), André Luiz Gonçalves Azevedo, Agenor Mariano ( secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação- Seplanh), Sebastião Ferreira Leite Juruna( ex-secretário da Seplanh), todos os ex-presidentes do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais e do Parque Mutirama no período da investigação da CEI, além do ex-prefeito Paulo Garcia e do atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Quebra de sigilos bancários, fiscais e telefônicos

Iniciativa de Kajuru, a Comissão aprovou o pedido de quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico da empresa Trana ( responsável pela instalação dos fotossensores), Sebastião Ferreira Leite Juruna e Agenor Mariano.

Documentos

Segundo Kajuru, “fatos gravíssimos” chegaram ao seu conhecimento sobre irregularidades nas aplicações financeiras feitas por Instituto de Previdência do Servidor Municipal, através de um relatório feito pelo Conselho Municipal de Assistência Previdenciária. O vereador também quer investigar a afirmação feita por Alfredo Luiz de que “a questão dos cavaletes é fichinha. Existem contratos suspeitos de milhões na SMT”.

Por sua vez, Zander Fábio apresentou cópias de todos os contratos firmados entre a empresa ITA e a Prefeitura de Goiânia, no período investigado. “Em um breve estudo superficial, já observamos que várias cláusulas dos contratos não foram cumpridas pela ITA”, disse o presidente da CEI informando que os próximos dez dias serão reservados para os membros da Comissão estudarem todos os documentos e relatórios já disponíveis, além da elaboração de todos os procedimentos necessários para a convocação de oitivas, busca de novos documentos e estudos jurídicos.