Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI do Mau Cheiro pretende vistoriar possível lançamento ilegal de chorume

CEI do Mau Cheiro pretende vistoriar possível lançamento ilegal de chorume

por Michelle Lemes publicado 07/03/2018 18h35, última modificação 08/03/2018 15h04

A Comissão Especial de Investigação (CEI) que apura as causas do mau cheiro na região do setor Goiânia 2 e bairros adjacentes, presidida pelo vereador Cabo Senna (PRP), ouviu a analista ambiental da Secima Elisa Rodrigues Siqueira e o delegado especial de repressão a crimes contra o meio ambiente, Luziano Severino de Carvalho, da Dema-Go.

A licença ambiental da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi liberada pela analista ambiental Elisa Rodrigues Siqueira, que esclareceu que, apesar da liberação, foi listada uma série de exigências à ETE para que realize um melhor tratamento da rede de esgoto. Ela ainda garantiu aos membros da CEI que não foi a responsável pela liberação da licença à Cargil que, segundo a servidora, foi autorizada pelo técnico aposentado Osmar Mendes Ferreira. Vereador Anselmo Pereira (PSDB) solicitou à presidência da CEI que ele seja convocado.

Em relação ao lançamento de chorume, que é o líquido proveniente da matéria orgânica em decomposição nos aterros sanitários, Elisa Rodrigues assegurou que a Secretaria do Meio Ambiente não libera licença para esse tipo de lançamento. Segundo Anselmo, existe a denúncia que a Comurg tem lançado chorume na ETE e que a Comurg não realiza nenhum tratamento específico.  “A Prefeitura não tem competência para gerir o aterro sanitário. Já peço uma comissão permanente até 2020 para acompanhar a liberação dessas licenças”, concluiu.

Ela também foi questionada pelo vereador Lucas Kitão (PSL) sobre o compromisso da Saneago, por meio de TAC com o MP, para implantar o tratamento secundário. Elisa esclareceu que não tem conhecimento sobre o TAC, mas na Secima tem uma equipe para acompanhar e realizar o pós-licença. Ao vereador Cabo Senna, ela garantiu que a licença que foi liberada pode ser cassada se até fevereiro de 2019 não tiver sido cumprida.

O técnico da Amma, Antônio Junior, também participou da reunião da Comissão e esclareceu que as principais lançadoras de efluentes no manancial do Meia Ponte são Ambev, Itambé e Cargil. Ele assegurou que tem cobrado da Saneago desde 2010 o devido tratamento de gases e sugeriu ao presidente da Comissão que convide um representante da Saneago para participar das reuniões.

Delegado Luziano de Carvalho assegurou aos membros da CEI que já foram adotados inúmeros procedimentos pela Delegacia, inclusive indiciamentos e abertura de inquéritos, além do encaminhamento para o Poder Judiciário. Em relação ao lançamento de chorume, ele garantiu que não está ocorrendo o transporte nos caminhões pois está sendo lançado dentro de uma rede de esgoto. Anselmo Pereira questionou qual seria o trajeto dessa rede e se ela chegaria à ETE, que ainda seria ilegal. Diante dessas declarações, Cabo Senna agendou para a próxima quarta-feira, 14, uma visita ao aterro sanitário para realizar essa verificação in loco.