Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI do Meio Ambiente já inicia investigação de poluição do Córrego Pedreira

CEI do Meio Ambiente já inicia investigação de poluição do Córrego Pedreira

por Da Redação publicado 11/06/2021 10h15, última modificação 11/06/2021 10h16

Nesta semana, durante reunião da Comissão de Especial de Inquérito (CEI) que tem por objetivo apurar crimes ambientais na região Norte de Goiânia foi divulgado um vídeo produzido pela equipe do vereador Sargento Novandir em que mostra imagens do Córrego Pedreira sendo invadido por uma água de cor escura, que pode ser esgoto, efetivamente poluindo a água. De acordo com o presidente da CEI, em 2021, Goiânia sofrerá a pior seca em 17 anos. Com o assoreamento, seca e a poluição diária, o córrego poderá não resistir até o fim deste ano.

O relator da CEI, vereador Thialu Guiotti disse que esteve no local onde as filmagens foram realizadas e afirmou que ficou assustado com a inércia do poder público de não fiscalizar e impedir que ações de destruição com aquela ocorram. “É muito triste, a Capital do Estado ter praticamente no Centro da cidade, uma aberração como esta. Esta CEI pode fazer história não apenas para este ano, mas para a próximas décadas”, ressaltou. Guiotti explica que convidou a subsecretária Estadual do Meio Ambiente para participar da próxima diligência da CEI que vai prestar auxílio técnico.

O presidente da CEI, vereador Sargento Novandir explicou que uma das metas da investigação é verificar porque grandes construtoras obtêm licenças de uso de solo tão facilmente e em locais impróprios, enquanto qualquer cidadão tem uma dificuldade enorme para obter o documento. Novandir disse ainda que vai organizar para que o delegado do Meio Ambiente, Luziano Carvalho, os representantes da AMMA, Seplanh e Secretaria Estadual do Meio Ambiente para visitarem o local.

Na reunião, que contou com a presença de cinco vereadores, o presidente da CEI, vereador Sargento Novandir; o relator vereador Vereador Thialu Guiotti; os membros vereadores Geverson Abel; Gabriela Rodart e Edgar Duarte, foram votados os requerimentos que foram direcionados para a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh).

Os requerimentos solicitam informações sobre a autorização de edificação em área de nascente; Possível descarte irregular de água de esgoto no córrego, provavelmente oriundo do Condomínio Aroeira; Construções edificadas a menos de 50 metros do córrego, infringido as leis federais. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade. O córrego em questão é o Córrego Pedreira.