CEI do Transporte Coletivo faz primeira reunião nesta quinta-feira
Amanhã, quinta feira, acontece a primeira reunião da CEI- Comissão Especial de Inquérito do Transporte Coletivo da Capital, pedida pelo vereador Clécio Alves (PMDB) e subscrita por mais 23 vereadores, no dia 09 de Fevereiro de 2017. O requerimento do vereador pede que a CEI apure, no prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, a situação do Transporte Público de Goiânia e seus principais problemas.
Nesta primeira reunião, que acontecerá às 8:30 h na Sala de Reuniões da Presidência, a CEI será instalada oficialmente e os 07 membros escolherão o presidente, o vice e o relator da Comissão. No pedido de criação da CEI, o autor, Clécio Alves alega que a “Câmara detém a legítima representação da Cidade e precisa dar respostas à população do porquê da péssima qualidade dos serviços prestados aos usuários. Precisamos de posições firmes, enérgicas e rápidas para darmos à sociedade uma resposta que nomeie e puna na forma da Lei, os responsáveis pela nefasta realidade do nosso Transporte Coletivo”, afirma o vereador.
CEI DO EXECUTIVO
Já na próxima sexta-feira (24/03) no mesmo local a partir das 9 h será realizada a primeira reunião da CEI proposta pelo vereador Jorge Kajuru (PRP) do Bloco “Frente Parlamentar Independente”. Esta Comissão será responsável por apurar atos e ações referentes a Contratos e Convênios firmados e Licitações realizadas na gestão da Prefeitura Municipal de Goiânia , da Administração Direta, Indireta e Fundacional, nos últimos 8 anos (2008-2016) que, segundo consta, geraram déficit mensal de R$ 30.700,000,00 (Trinta milhões e setecentos mil reais). A CEI terá a participação de 7 membros e também escolherá o presidente, vice e relator na reunião de sexta-feira. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de 60 dias que também poderão ser prorrogados por igual período.
A proposta de CEI de iniciativa do vereador Jorge Kajuru contou com a assinatura de outros 24 parlamentares e, inicialmente pedia a apuração das contas dos últimos quatro anos, ou seja, de 2013 a 2016. O vereador Elias Vaz (PSB) juntamente com outros parlamentares apresentaram um "Aditamento" propondo a extensão do período a ser investigado, começando em 2008 até 2016. Elias justificou seu pedido de aditamento lembrando que o ex- Prefeito Paulo Garcia (PT) acusa o atual ocupante do Paço Municipal e seu antecessor, de deixar uma dívida considerada monstruosa , que teria inviabilizado sua administração. Então, para sermos justos e darmos absoluta transparência aos fatos é que propomos a ampliação do período a ser investigado pela CEI, afirmou.
O presidente da Câmara, Andrey Azeredo (PMDB) assinou as duas portarias na tarde de ontem e, ainda hoje à tarde, deverá instituir a CEI da SMT - Secretaria Municipal de Trânsito, proposta pelo vereador Elias Vaz (PSB) da Frente Parlamentar Independente. A partir da reunião de escolha dos presidentes e relatores, começa a contar a data estipulada para o desenvolvimento dos trabalhos.