Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI do Transporte ouvirá Metrobus sobre problemas no Eixo Anhanguera

CEI do Transporte ouvirá Metrobus sobre problemas no Eixo Anhanguera

por Quezia de Alcântara publicado 25/04/2017 11h21, última modificação 25/04/2017 11h21

Na próxima sexta-feira, 28, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte Coletivo ouvirá o ex-presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Marcos Massad.  Ele deverá responder denúncias de inúmeras irregularidades que ocorrem há várias gestões na CMTC, elaboração de editais direcionados para favorecer empresas, lavagem de dinheiro, pagamentos de propinas, existência de contratos fictícios além do péssimo serviço que as empresas prestam aos goianienses, assunto que motivou a CEI.

O vereador Clécio Alves (PMDB), que preside a comissão, apresentou requerimento para convidar dois especialistas em transporte e acessibilidade para debater com os membros da CEI sobre problemas e propostas para a área de transporte em Goiânia. São eles: Antenor Pinheiro, coordenador da regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e Erika Cristine Kneib, arquiteta, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Eles deverão estar na Casa na próxima sexta-feira, 28, às 14:00, na Sala das Comissões.

Outro depoente que deverá ser ouvido pela CEI do Transporte é o diretor-presidente da Metrobus, Marlius Braga Machado, requerimento de iniciativa do relator Anselmo Pereira (PDSB).  Marlius terá que esclarecer “as mazelas e a péssima qualidade do transporte público no Eixo Anhanguera que atinge não somente Goiânia, mas municípios de Bela Vista até Goianira”. A oitiva foi aprovada por unanimidade e agendada para o próximo dia 5 de maio às 14:00 na Sala das Comissões.

Desrespeito

O vereador GCM Romário Policarpo (PTC) estranhou que os documentos solicitados aos órgãos envolvidos, CMTC, CDTC, empresas que ganharam as concessões, não tenham chegado às mãos dos membros da comissão. Ele também destacou que alguns depoentes não estão comparecendo às convocações, tais como Júlio César Rabelo, que prestou serviços advocatícios para o antigo Setransp e que foi condenado pela Justiça por crime de extorsão contra aquela entidade. Outro que não compareceu foi o ex-presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, que deverá ser novamente convocado.

O diretor Legislativo Paulo de Tarso informou aos vereadores que de acordo com o artigo 64 do Regimento Interno, os convocados a prestar informações têm até 15 dias para atender  aos pedidos e devido aos feriados alguns órgãos ainda estão dentro do prazo para enviar a documentação solicitada pela CEI. (Foto de Eduardo Nogueira).

Serviço:

28/04/2017 – 14:00 – Sala das comissões - Depoimento Marcos Massad, ex-presidente da CMTC e debates com Antenor Pinheiro e Erika Kneib  

02/02/2017 – Reunião ordinária – 8:00 – Sala da Presidência

05/05/2017 – 14:00 – Sala das comissões - Depoimento de Marlius Braga Machado, presidente da Metrobus