Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CEI encontra ambulância com manutenção de quase R$80 mil sucateada

CEI encontra ambulância com manutenção de quase R$80 mil sucateada

por Heloiza Amaral publicado 07/02/2018 08h05, última modificação 07/02/2018 12h24

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito que apura irregularidades na Saúde encontraram, no pátio do Centro de Zoonoses de Goiânia, duas ambulâncias sucateadas que, segundo documentos da própria  Secretaria Municipal de Saúde, registraram, juntas, custo de manutenção de R$136 mil em um ano e meio. “Como veículos que supostamente passaram por manutenção tão detalhada, com vários registros na oficina, estão abandonados por falta de condições de uso?”, questiona o relator da CEI, vereador Elias Vaz (PSB).

Uma das ambulâncias, com placa NGR5442, de 2006, custou só em 2016 R$64.468 de manutenção, com supostas trocas de várias peças. Em um ano e meio, o gasto foi de R$78.864,45. O último reparo foi registrado em setembro de 2016. No Centro de Zoonoses, os vereadores descobriram que o veículo está parado desde 2016. “A prefeitura gasta um valor desse em manutenção e o mesmo o carro já é retirado de circulação e numa situação absurda, sem o motor. Nós pesquisamos e uma ambulância semelhante custa hoje no mercado R$25mil”, afirma Elias.

Outra ambulância encontrada pela CEI, que também está abandonada, a OGR 1092, de 2010. Ela custou ao município R$57.287,32 de manutenção em um ano e meio. “É dinheiro que poderia ser usado para comprar remédios, pagar exames e está indo para o ralo da corrupção”, destaca o relator da CEI.

Convocações

A Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades na Saúde aprovou a convocação da gerente de transporte da SMS desde 2014, Maxilânia Clemente Costa, do ex-supervisor de transportes da Secretaria, Wilson Rodrigues, e de um dos donos da Útil Pneus Peças e Serviços Ltda. A decisão foi tomada depois de denúncia apresentada ontem pelo vereador Elias Vaz (PSB) de superfaturamento na manutenção da frota da Secretaria Municipal de Saúde. Entre 2012 e 2016, a prefeitura pagou R$13.745.469,05 à Útil Pneus, Peças e Serviços Ltda., com sede no Setor dos Funcionários, em Goiânia. A média é de R$37.250 por veículo.A frota tem 369 veículos, entre carros populares (que representam 57,45% do total), e utilitários, como caminhonetes e vans, algumas usadas como ambulâncias. (Com informações do gabinete)