Cida Garcêz quer incentivar leitura de livros em pontos de ônibus
Com o objetivo de incentivar e democratizar a leitura de livros, a vereadora Cida Garcêz ( PMN) apresentou hoje, dia 18, Projeto de Lei que cria espaços para compartilhamentos de livros em pontos de para de ônibus. Estes espaços serão denominados Pontos do Conhecimento e irão funcionar com o sistema de empréstimo à população.
De acordo com a proposta, os pontos serão definidos após estudos de viabilidade realizados por setores competentes da Prefeitura. Já a Secretaria Municipal de Educação e Esporte será a responsável por recolher as doações de livros e elaborar campanhas de incentivo à leitura, preservação e devolução dos livros.
Cida Garcêz diz que a idéia é originária de um programa da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, que vem desenvolvendo um curso para identificação de lacunas legislativas e de responsabilidades de aprimoramentos normativos nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Acrescenta a vereadora, que também consultou a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, que demonstrou que em 2011 mais de 150 milhões de brasileiros não compraram um único livro nos três meses que antecederam a pesquisa e que 99 milhões jamais adquiriram um exemplar.