Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Cirurgiões dentistas deverão integrar equipes de profissionais das UTIs de hospitais em Goiânia

Cirurgiões dentistas deverão integrar equipes de profissionais das UTIs de hospitais em Goiânia

por Guilherme Machado publicado 13/05/2021 13h05, última modificação 13/05/2021 13h05

Os vereadores aprovaram nesta quinta (13) a obrigatoriedade da presença de um cirurgião dentista nas equipes multiprofissionais das unidades de terapia intensiva (UTI’s) de hospitais públicos e privados de Goiânia para os cuidados da saúde bucal dos pacientes internados nesses locais. 

O autor do projeto, o ex-vereador Emilson Pereira, justifica no texto do projeto de lei (nº 130/2020) que o atendimento odontológico de forma preventiva possui baixo custo. Além de promover a saúde, o bem-estar e conforto do paciente, gera economia com a redução das taxas de pneumonias em pessoas internadas em estado crítico e, consequentemente, o tempo de internação delas. “O atendimento odontológico do paciente crítico contribui na prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, entre elas a pneumonia nosocomial, ou hospitalar, favorecidas por microrganismos que proliferam na faringe”, explica ele. 

O vereador Mauro Rubem (PT), que é cirurgião dentista, acompanhava a sessão e votou favorável ao projeto. Ele comentou endossando os benefícios apontados pelo autor da matéria. “Pesquisas mostram que 70% de infecções podem ser reduzidas quando o paciente internado recebe os cuidados do cirurgião dentista. Nossa boca é formada por uma flora bacteriana muito grande, que inclui microrganismos patogênicos. Quando a pessoa está saudável, a relação com eles é neutralizada, mas quando ela está internada, a imunidade cai, ficando imunologicamente deprimida e mais suscetível à ação deles.”