Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Clécio Alves explana sobre desdobramentos dos Orçamentos da Câmara Municipal de Goiânia para próximo ano

por marcos — publicado 22/11/2018 15h20, última modificação 22/11/2018 15h36

Nesta quinta-feira, (22/11), o emedebista Clécio Alves, também presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos e Planejamento da Câmara Municipal de Goiânia, se posicionou sobre Projeto de Lei que autoriza o poder executivo municipal a contratar operação de crédito, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 35 milhões. O projeto foi colocado em pauta na sessão plenária de hoje, em seguida aprovado. De acordo com Clécio, a aceitação desta matéria é primordial para solucionar as demandas contáveis da Capital. "Hoje, a Prefeitura tem uma capacidade de endividamento grande, uma das maiores entre as capitais brasileiras, em torno de até R$ 5 bilhões, então, é importante para nosso município este valor. Com toda certeza não ficaremos prejudicados. Só temos a ganhar", comentou.

Sobre o empréstimo, Clécio declarou que uma das finalidades será para recapeamento das ruas de Goiânia. "Se este for um dos objetivos, conforme relatado à minha pessoa, a verba será muito bem destinada, tendo em vista que o asfalto da maioria das ruas de nossa capital está há muitos anos precisando de reparos. Somente com um recapeamento total isso irá se resolver, já que os buracos são em consequências da deteriorização deste asfalto, mas tenho a plena certeza que não será apenas para este fim", relatou.
Clécio também se posicionou à respeito da Lei Orçamentária Anual (LOA 2019), na qual ele é relator. Conforme relatado por ele, o cronograma desta matéria está em fase de acolhimento de emendas parlamentares. Todos os vereadores da Casa têm até o próximo dia 29 de novembro para exibir suas emendas, já que o relatório final -, de conclusão da LOA 2019, será apresentado no dia cinco de dezembro deste ano, junto à Comissão Mista, com acatamento ou não das emendas. "Caso este relatório seja apreciado e aprovado pela Comissão Mista, ele virá ao Plenário para que seja apreciado em primeira e segunda votação", explicou o vereador. No entanto, até o momento nenhuma emenda foi apresentada.

Em contrapartida, Clécio adiantou que incluirá em seu relatório uma emenda impositiva para fortalecer o Instituto Municipal de Assistências Social (Imas), já que segundo ele, a instituição tem passado por momentos difíceis. “Os servidores, dependentes desta instituição, têm passado por dificuldades e têm tido problemas para utilizarem os serviços de saúde oferecidos por esta Casa. Nossa intenção é dar condições melhores ao Imas”, comentou. Ainda, de acordo com o vereador, o Imas tem como direito, uma fonte própria do órgão, que dá a esta instituição uma estrutura financeira maior, para seu melhor funcionamento. “Este Instituto tem uma rubrica 110, que oferece aos usuários mais qualidade nos serviços prestados", sinalizou.

Sobre o orçamento impositivo, o emedebista esclareceu que esta já é uma matéria aprovada pela Casa. "É mais do que justo este assunto, já que nada melhor que o vereador para saber de fato quais são as demandas que a população necessita em todos os pontos de nossa Capital. Esta é uma oportunidade única, já que cada representante da nossa Casa poderá ouvir de suas áreas de representação, junto à comunidade, para que veja as necessidades mais urgentes e com isso o prefeito passará a ter uma assessoria, uma ajuda eficiente para que ele possa aplicar recursos que por ventura tiver condições de ser aplicado", concluiu.

Texto produzido pela assessora Juliana Barros