Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Clécio Alves participa de inauguração de novo Ecoponto da região Oeste

Clécio Alves participa de inauguração de novo Ecoponto da região Oeste

por Da Redação publicado 19/04/2021 09h13, última modificação 19/04/2021 09h13
Clécio Alves participa de inauguração de novo Ecoponto da região Oeste

Foto: Paulo José

Na última sexta-feira, 16/4, o vereador e também vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (MDB), inaugurou ao lado do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Luan Alves, o terceiro ecoponto da Capital, no setor Jardim São José, região Oeste da cidade. O local será um novo ponto de coleta de resíduos sólidos e evita descartes clandestinos de lixo, contribuindo com a preservação do meio ambiente e a limpeza urbana na capital. A execução dos serviços ficou a cargo da Amma.

Segundo o vereador, a região Oeste só tem a ganhar com este espaço, já que agora a comunidade terá uma entrega gratuita de materiais que não servem mais, como entulho da construção civil e objetos volumosos. “Com certeza este novo empreendimento é uma solução para acabar com o despejo em vias públicas, rios e terrenos baldios”, ressaltou.

Em destaque, o prefeito Rogério Cruz esclareceu que os ecopontos são fundamentais para uma cidade mais inteligente e sustentável. Para ele, cada vez que algum morador deposita seu lixo, existe um descarte clandestino a menos e mais áreas verdes protegidas. Prova disso, é que o local recebe até dois metros cúbicos de resíduos da construção civil, além de óleo de cozinha usado, pneus, eletrodomésticos, móveis, plástico, madeira, papel e papelão.

Para o presidente da Amma, Luan Alves, os pontos de coleta de pequenas quantidades de resíduos facilitam a logística dos descartes e são locais onde a população pode fazer os depósitos gratuitamente. “Quem fez uma pequena reforma em casa e precisa descartar o entulho, trocou os pneus do carro ou tem algum móvel que não utiliza mais, pode deixar os resíduos no ecoponto, de forma gratuita, sem o pagamento de taxas”, afirmou o presidente.

Funcionalidade Ecoponto

Atualmente, existem três ecopontos em Goiânia, no São José, Jardim Guanabara e Faiçalville, espalhados por toda a Capital. Isso facilita o descarte correto para o cidadão, que não precisa se deslocar até o aterro sanitário. Com eles, os materiais recicláveis são encaminhados para cooperativas cadastradas junto à Prefeitura de Goiânia, gerando emprego, renda e inclusão social para famílias em situação de vulnerabilidade. Já os resíduos que não podem ser reaproveitados são levados para o aterro sanitário.

Somente em março, mais de quatro mil toneladas de resíduos foram descartadas nas unidades, que operam na modalidade drive-thru. O novo ponto de coleta fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni, esquina com a Rua Irmã Maria Bernarda, no Jardim São José. Os ecopontos funcionam das 7h às 19 h, todos os dias da semana.

Texto: Assessoria de Comunicação Clécio Alves, com informações da Prefeitura de Goiânia.