Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Com foco em emprego e renda, Aava Santiago propõe ações para celebrar mês das mães

por Da Redação publicado 03/05/2022 15h45, última modificação 03/05/2022 17h31
Uma das ações, lançada no último dia 1º, é um perfil no Instagram que reúne mulheres de diversos segmentos para divulgar seus trabalhos. Outras iniciativas para o segundo ano do projeto 'Mês da Mãe Trabalhadora' são elaboradas pelo mandato da vereadora

Foto: Alberto Maia

Se cada empresa de Goiânia, entre as mais de 290 mil ativas até o ano de 2021 – conforme dados de pesquisa elaborada pela Junta Comercial do Estado de Goias (Juceg) –, abrisse pelo menos uma vaga de trabalho com foco em mães, a capital teria cerca de 300 mil mães empregadas. Focadas em emprego e renda, ações do segundo ano do projeto “Mês da Mãe Trabalhadora”, iniciadas no último domingo (1º), foram criadas e organizadas pelo mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo da Câmara, para celebrar o mês em que há várias datas comemorativas relacionadas às mulheres e à maternidade.

A primeira ação foi o lançamento do espaço virtual “Compre de uma Mulher” – canal criado no Instagram para fomentar e apresentar o trabalho de empreendedoras da cidade. A data é simbólica porque celebra o Dia do Trabalhador e também o mês das mães, fazendo referência e contemplando o grupo de pessoas que mais perderam seus empregos durante a pandemia. “Focar em ações para elas não se trata só de política de gênero, mas de política econômica. Trabalhar para mães trabalhadoras é trabalhar para o benéfico de toda uma comunidade”, argumenta a parlamentar.

É por isso que, segundo Aava, capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, acolher e encaminhar para acompanhamento psicológico, sensibilizar e incentivar empresas sobre a importância da contratação de mães no mercado de trabalho formal são alguns dos objetivos das ações deste segundo ano do projeto. Além de outras atividades, a meta também é impulsionar e fortalecer economicamente o trabalho de microempreendedoras, por meio de ferramentas virtuais de divulgação e ampliação de seus negócios.

O "Compre de uma Mulher" é uma das ferramentas que servirão como vitrine de marcas e produtos de empreendedoras já inscritas no banco de dados do projeto, em andamento desde o início do mandato. Novas inscrições serão abertas e poderão ser feitas via Google Forms disponível em link no perfil. Imagens usadas no canal serão captadas por alunos da Fasam, diagramadas e administradas pela equipe da vereadora.

Para Nalva Costa, empreendedora no ramo de doces e brigadeiros, ver a imagem de seu produto exposta na rede foi emocionante. “Está muito lindo e estou emocionada! Adorei a iniciativa da Aava, porque trabalhamos muito e às vezes não somos vistas ou reconhecidas. Creio que só vai agregar coisas boas em nosso desenvolvimento e crescimento. Estou amando”, comemora.

Entre as atividades propostas para celebrar o mês das mães, diversas outras ações são organizadas, como circuito de palestras sobre maternidade e mercado de trabalho e minicursos nas áreas de marketing, finanças e saúde mental.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora