Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Começa distribuição de absorventes arrecadados em campanha realizada na Câmara

Começa distribuição de absorventes arrecadados em campanha realizada na Câmara

por Da Redação publicado 10/11/2021 17h30, última modificação 10/11/2021 17h41

Ouvidora da mulher na Câmara, a vereadora Aava Santiago (PSDB) entregou à coordenação do Centro Educacional em Período Integral do Setor Finsocial parte dos absorventes arrecadados na campanha realizada na Câmara, ao longo do mês de outubro. Ao todo, 480 unidades, em 60 pacotes, serão usadas pelas alunas, que têm entre 11 e 16 anos. A convite da unidade, Aava fez uma palestra a respeito do combate à pobreza menstrual. “Abordamos a importância da escola pública na formação política para que as mulheres possam transformar cenários e assegurar conquistas como a dignidade menstrual. A falta de acesso a absorventes traduz a opressão de um sistema de poder que elas precisam ocupar para mudar”, explica.

Na ocasião, professores e alunos decidiram mobilizar a comunidade local para doar mais absorventes e contribuir com outras meninas, que enfrentam dificuldades de acesso a insumos para controlar o fluxo menstrual. A Ouvidoria da Mulher deixou uma caixa para arrecadação e panfletos com orientações sobre o tema.

Balanço – Ao longo do mês de outubro, foram arrecadadas 3.626 unidades de absorvente e 2.597,82 reais pela campanha de combate à pobreza menstrual, desenvolvida pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal, o mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB) e a entidade sem fins lucrativos Girl Up GO, que atua em favor da igualdade de gênero. O dinheiro também será usado na compra desses insumos. Ainda foram arrecadados 38 absorventes de pano reutilizáveis. Além de ser destinado a estudantes, o material também será entregue a refugiadas que vivem em Goiânia.

Dignidade menstrual – A arrecadação de absorventes faz parte de uma política permanente de enfrentamento da pobreza menstrual, promovida pelo mandato da vereadora Aava Santiago, que resultou em projeto de lei, em tramitação na Câmara, para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual. A intenção é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar especialmente a jovens de baixa renda o acesso a insumos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições.

Veto mantido – Aava Santiago usou a tribuna da Câmara, na sessão desta quarta-feira (10), para se manifestar contra o veto do prefeito ao projeto do vereador Dr. Gian (MDB) sobre o fornecimento gratuito de absorventes em postos de saúde de Goiânia. A Câmara manteve o veto, sob o protesto do autor da matéria e de Aava. “O parlamento, que diz que é comprometido com a educação, com a saúde e a infância, acha natural vetar uma matéria dessas, por razões burocráticas, vazia de razão humana, de empatia e de conexões, enquanto meninas estão evadindo das escolas e sendo hospitalizadas por falta condições adequadas para lidar com o fluxo menstrual”, disse a parlamentar.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora