Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão da Câmara participa de Rede de Proteção ao Idoso

Comissão da Câmara participa de Rede de Proteção ao Idoso

por Michelle Lemes publicado 04/09/2017 17h38, última modificação 04/09/2017 17h38

Nesta segunda-feira, 4, o presidente da Comissão do Idoso, vereador Paulo Magalhães (PSD), recebeu integrantes da Rede de Proteção ao Idoso na Câmara Municipal de Goiânia. A rede realiza reuniões há mais de um ano, mensalmente.

Participaram da reunião Sara Mendes, presidente da Comissão Especial do Advogado Senior da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Renusia Rodrigues, representante da Secretaria Municipal de Educação, Aline Barca, investigadora da Delegacia do Idoso de Goiânia, promotor Vagner Jerson Garcia, do Ministério Público do Estado de Goiás e Gerinaldo Teodoro de Assunção, da Associação de Alzheimer regional. A Comissão do Idoso, por sua vez, também faz parte da Rede e tem dado o apoio a todos os integrantes.

Para o promotor Vagner Garcia, é de grande importância a participação da OAB-GO, pois amplia a área de atuação da Rede que tem uma alta demanda. Ele garantiu que, de acordo com dados estatísticos do MP, Goiânia tem um total de 400 mil idosos, cerca de 30%. “Não existem políticas públicas que possam atender todos, por isso criamos a rede para que cada um possa estabelecer o seu papel de atuação”, assegurou. Ele ainda julgou necessário que seja firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estabeleça as prioridades nessa área para que haja o compromisso  de cumprimento futuro.

O promotor agradeceu o vereador Paulo Magalhães por ter aberto as portas da Câmara por meio da Comissão do Idoso e esclareceu que pretende solicitar a construção de um local para abrigar idosos em tratamento de longa duração na capital, com o apoio dos governos municipal e estadual. O vereador, por sua vez, explicou também que irá participar de uma reunião com o prefeito Iris Rezende, para apoiar a Semas que pretende solicitar a construção de um Centro Dia para idosos no Grande Hotel.

A presidente da Comissão Especial do Advogado Senior, Sara Mendes, assegurou que a Rede pode contar com apoio da OAB-GO na prestação de assessoria jurídica e realização de palestras para a conscientização da população. Para Gerinaldo de Assunção, é necessário que a Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Saúde trabalhem em parceria para que possam atender às necessidades dos idosos. Ele ainda ressaltou a necessidade de provisão orçamentária para a realização da ação da Rede, que, segundo Paulo Magalhães, será solicitada emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A próxima reunião será marcada e divulgada pela Comissão do Idoso.