Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Meio Ambiente apoia projeto do Sacolão Sustentável

Comissão de Meio Ambiente apoia projeto do Sacolão Sustentável

por Quezia de Alcântara publicado 25/01/2017 12h15, última modificação 25/01/2017 12h15

A Comissão de Meio Ambiente realizou na manhã de hoje(25) reunião com representantes da Associação Ambiental pela Vida e Sustentabilidade Social (Aamviss), numa iniciativa do vereador Gustavo Cruvinel (PV), que preside a comissão e apoio do colega Lucas Kitão (PSL), presidente da Comissão Mista,

A voluntária da Aamviss, professora Nilva Ribeiro, explicou aos vereadores sobre o Projeto Sacolão Sustentável, realizado mensalmente nos bairros da capital e que realiza a troca de alimentos por resíduos recicláveis.

O Sacolão Sustentável também promove na mesma ocasião um Bazar Fraterno onde roupas usadas são doadas e trocadas por recicláveis, além de Oficinas com materiais descartáveis e doação de mudas ornamentais, frutíferas e para plantio em hortas caseiras.

“Contribuímos no combate dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti nas residências com o estímulo que damos para as trocas”, conta a professora. Outro benefício que Nilva expôs aos parlamentares é o de aliviar o Aterro Sanitário já que o lixo reciclável arreacadado é doado para cooperativas de catadores, que chegam a 19 na cidade, algumas da Comurg e outras da UFG.

“Precisamos que a Comurg nos ajude limpando os bairros nos dias do Sacolão e viemos aqui pedir apoio dos vereadores junto à administração municipal para nos ajudar também”, falou a professora.

Ela ainda sugeriu que os políticos, entre eles, os vereadores, façam doação de faixas e outros materiais de campanha para serem reciclados e transformados em sacolas que serão utilizadas durante as feiras.

A Aamviss conta com apoio, apesar de esporádico de representantes dos setores de panificação, lojas, autopeças e de bares e restaurantes, segundo explicou Divino Rodrigues de Freitas, da comissão de Comunicação da Aaamviss. A associaçao pretendm ainda, com o suporte dos vereadores e da administração pública, realizar o projeto em escolas públicas, a exemplo do ocorrido na Escola Militar em que foram doados 1,5 tonelada de roupas e distribuídas quase 300 mudas entre os alunos.

O vereador Gustavo Cruvinel prometeu apoiar o Projeto, o que poderá fazer apresentando requerimentos à Prefeitura e à Comurg para os eventos que a Aamviss vier a realizar. Já, Lucas Kitão sugeriu que sejam priorizadas as campanhas nas escolas, já que são as crianças e jovens que poderão mudar a mente de seus pais no que se refere às ações de preservação ambiental.