Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Meio Ambiente firma parceria com DEMA para proteção de nascentes

Comissão de Meio Ambiente firma parceria com DEMA para proteção de nascentes

por Heloiza Amaral publicado 08/03/2018 10h35, última modificação 08/03/2018 16h09

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (8), o delegado Luziano de Carvalho, titular de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (DEMA), para tratar da proteção das nascentes da capital. O delegado explicou que a parceria com o Legislativo é importante, porque ele tem mais capacidade de movimentar a sociedade que o Executivo. Um dos maiores problemas, segundo Luziano, é a falta de conscientização por parte dos goianienses. Para ele, é preciso manter as áreas de preservação permanente (APPs), algo que não gera despesa para a Prefeitura de Goiânia.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Gustavo Cruvinel (PV), garantiu que a DEMA terá o apoio dos vereadores, que devem pedir ao prefeito Iris Rezende para reforçar o trabalho desenvolvido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), aumentando a fiscalização. A vereadora Sabrina Garcêz (PMB) destacou a importância de elaborar o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município.

Os principais problemas que afetam as nascentes e que geram diminuição do fluxo de água são a ausência de mata ciliar, lançamentos clandestinos de esgoto, lançamentos clandestinos de entulho, focos de erosão, assoreamento, falta de roçagem, moradores que invadiram e vivem às margens do córrego e desmatamento. A AMMA cadastrou oito nascentes em Goiânia: Nascente do Córrego Água Branca, Córrego Areião, Córrego Sumidouro, Córrego Vitória, Córrego São José, Córrego Capuava, Córrego Buriti e os Parques Beija-Flor e Liberdade, no setor Jaó. (Foto: Wictória Jhefany)