Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / VÍDEO - Comissão de Resíduos Sólidos recebe técnicos para debater sobre Arranjo Produtivo Local

por Michelle Lemes publicado 17/10/2017 17h15, última modificação 18/10/2017 15h00

Foto: Marcelo do Vale

VEJA VÍDEO

A Comissão Especial de Gestão de Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pelo vereador Vinicius Cirqueira (Pros), recebeu técnicos para debater sobre o Arranjo Produtivo Local de Resíduos Sólidos Recicláveis e Reciclados. Compareceram Pedro Baima, da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que coordenou a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos; Guilherme Gazel, servidor da Prefeitura e estudioso da área; Sandro Parreira, servidor da Amma e Aldo Kazuo Shimada, engenheiro civil, que apresentou a proposta de Polo Industrial de Resíduos Sólidos, na região do aterro sanitário, além dos vereadores Leia Klebia (PSC), Cabo Senna (PRP) e Gustavo Cruvinel (PV).

O engenheiro Aldo Kazuo Shimada apresentou a proposta de criação de um Pólo Industrial de Gestão de Recursos Sólidos. Um pólo de reuso e reciclagem de resíduos em uma grande área, que está ociosa e improdutiva, e utilizar parte para pólo de tratamento de resíduos e o parcelamento do solo com destinação industrial. Foi feito o mapeamento da área para a delimitação da área industrial. “A ideia é absorver indústrias de lavanderias para a área mas ainda não temos a regulamentação necessária quanto ao uso do solo”, esclareceu. O vereador Vinicius Cirqueira garantiu que a Comissão elaborará um projeto de lei complementar com esse objetivo.

Vinicius Cirqueira afirmou que a Comissão planeja uma visita ao presidente da Amma, Gilberto Martins Marques Neto, para discutir sobre a gestão do aterro sanitário, o Arranjo Produtivo Local e a necessidade de regulamentação da área. Os membros ainda irão se reunir com o secretário municipal de planejamento urbano e habitação, Agenor Mariano, e com o prefeito Iris Rezende. Após uma visita a um aterro sanitário que sirva de modelo para Goiânia, a Comissão pretende realizar um Simpósio e apresentar o trabalho ao Ministério Público.