Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Saúde da Câmara vistoria maternidades municipais de Goiânia

Comissão de Saúde da Câmara vistoria maternidades municipais de Goiânia

por Edição de notícias publicado 09/03/2023 16h40, última modificação 10/03/2023 13h03
Além de examinar estruturas, vereadores Kátia Maria (PT) e Igor Franco (Solidariedade) reuniram-se com diretores e conversaram com pacientes

Integrantes da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Goiânia visitaram, nessa quarta-feira (8), três maternidades da rede municipal. A presidente da comissão, vereadora Kátia Maria (PT), e o vereador Igor Franco (Solidariedade) se reuniram com diretores, conversaram com profissionais das unidades e com pacientes e vistoriaram estruturas do Hospital e Maternidade Dona Iris, da Maternidade Célia Câmara e da Nascer Cidadão.

“A saúde da mulher é uma das nossas prioridades e, neste 8 de março, resolvemos visitar maternidades para ver de perto como estão estrutura e atendimento às mulheres”, explicou a vereadora. “Queremos garantir saúde pública de qualidade para todos e vamos percorrer todas as unidades da rede – Cais, Ciams e UPAs. Vamos cobrar da Prefeitura eficiência e qualidade no serviço prestado”, completou.

Atualmente, maternidades municipais de Goiânia são administradas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc) em convênio com Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo diretores das unidades, repasses financeiros têm sido cumpridos, mas dívida entre secretaria e fundação prejudica funcionamento. Em setembro do ano passado, Fundahc e SMS estabeleceram cronograma para regularizar situação financeira das três unidades, mas ainda existe passivo a ser sanado. “Esse foi um dado novo do qual tomamos conhecimento. Vamos sentar com a direção da Fundahc para entender melhor a dívida e para cobrar repasses”, afirmou Kátia. Ela lembrou que, na próxima semana, o secretário de Saúde, Durval Pedroso, apresentará balanço do último quadrimestre à Câmara.

Outro problema detectado foi em relação à alta demanda e à capacidade de atendimento das unidades. “Há disparidade entre as três. Dona Iris e Nascer Cidadão estão com capacidade de atendimento no limite, enquanto Maternidade Célia Câmara, nova e muito bem estruturada, está subutilizada por falta de equipamentos e de pessoal”, apontou a parlamentar.

Com 176 leitos e 15 mil metros quadrados de área construída no Setor Vera Cruz, a Maternidade Célia Câmara foi inaugurada em dezembro de 2020. Grande parte da estrutura permanece ociosa, por falta de mobiliário, de equipamentos para exames e procedimentos cirúrgicos e, até mesmo, de profissionais. Há 22 anos em funcionamento, a Nascer Cidadão está com reforma paralisada desde 2019, o que levou ao improviso de ambientes em containers. “A demanda na Nascer Cidadão cresceu e a estrutura não acompanhou. Há falta de espaço, ambientes improvisados e centro cirúrgico que não atende mais às normas adequadas”, disse a presidente da Comissão de Saúde.

Segundo a vereadora, além de realizar novas visitas, a comissão acompanhará situação do atendimento nas maternidades e, principalmente, da dívida da secretaria com a Fundahc. “A fundação, que faz gestão dos hospitais, tem cumprido o papel, mas a Prefeitura, não. Vamos continuar atentos e fiscalizando essa questão financeira e estrutural para garantir às gestantes atendimento adequado e de qualidade”, concluiu Kátia Maria.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora