Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de Saúde discute falta de medicamentos para hemodiálise e tratamento de diabetes

por Da Redação publicado 04/05/2022 14h55, última modificação 05/05/2022 17h49

Foto: Gustavo Mendes

O vereador Mauro Rubem (PT) convocou reunião da Comissão de Saúde, a qual preside, para esta quinta-feira (5), às 8 horas, na Câmara de Goiânia. O objetivo será discutir denúncias sobre falta de medicamentos para hemodiálise e tratamento de diabetes nas unidades de saúde da capital.

No caso da hemodiálise, segundo o parlamentar, a estimativa é de que o estoque acabará em 12 dias. Já o contrato nº 153/2018, que garante o fornecimento de insulina ao município, venceu no último dia 2 de maio. Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não adotou medidas para reposição, ainda que em caráter emergencial. “A ingerência do prefeito e do secretário de Saúde tem colocado em risco a saúde e vidas de milhares de diabéticos, que, em plena pandemia e passando por dificuldades financeiras, são impedidos de ter acesso a tratamento digno, sendo submetidos a riscos de danos e sequelas irreversíveis”, afirma o vereador.

Mauro Rubem apresentou requerimento, nesta quarta-feira (4), solicitando ao secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a reposição, em caráter de urgência, de serviços e insumos necessários ao tratamento de diabetes nas unidades de saúde de Goiânia. Segundo o vereador, a Comissão de Saúde deve aprovar ainda a convocação do secretário, para prestar esclarecimento sobre o caso. O vice-presidente da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético (Amad), André Fabrício Cardoso, participará da reunião e detalhará a situação aos membros da comissão.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador