Comissão de Saúde intercede junto à SMS por cumprimento de liminar e realização de procedimento cirúrgico de paciente do SUS
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Goiânia, vereador Mauro Rubem (PT), solicitou, nessa sexta-feira (13), que o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, cumpra determinação da juíza Marina Cardoso Buchdid e autorize pagamento do procedimento de tromboaspiração e de cirurgia de angioplastia para o paciente Guido Frugoni, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo estipulado pela Justiça para liberação da verba terminou, sem que o secretário tenha se manifestado a respeito da decisão judicial.
Guido Frugoni passou por cirurgia de angioplastia no Hospital São Francisco de Assis, no fim de abril. No último dia 8 de maio, sentiu-se mal e ficou com as pernas arroxeadas (cianose nos membros inferiores). O paciente foi encaminhado para o Hugol, após ser constatada possibilidade de trombose no stent (pequeno tubo introduzido na artéria para evitar novo entupimento). O Hugol alegou não ter condições para realizar o procedimento – segundo o hospital, não há vaga nem médico especializado. O filho de Guido, Rafael Frugoni, levou o caso à Justiça, solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) arcasse com custos do tratamento na rede privada, devido à impossibilidade de sua realização na rede pública. Relatório médico apresentado por Rafael aponta que a cirurgia deve ser realizada em caráter emergencial, tendo em vista o risco de perda de membro inferior e até de óbito do paciente.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador