Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de vereadores e professores vai discutir pagamento de data-base com prefeito

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 22/03/2022 11h35, última modificação 22/03/2022 16h49

Uma comissão, a ser formada por vereadores e professores da rede municipal, deverá se reunir com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), no decorrer desta semana, para discutir a reivindicação da categoria sobre pagamentos da data-base e do piso salarial. Foi o que ficou decidido nesta terça-feira (22), durante Sessão Ordinária da Câmara, quando centenas de professores lotaram as galerias da Casa e pediram apoio dos vereadores para que as demandas sejam atendidas.

O autor da proposta para formação da comissão, vereador Mauro Rubem (PT), informou ter protocolado o pedido na última sexta-feira e aguarda aprovação do requerimento pelo Plenário. O líder do prefeito na Câmara, vereador Anselmo Pereira (MDB), explicou que a formação da comissão possibilitará um diálogo "mais aberto" com Rogério Cruz. Já o vereador Cabo Senna (Patriota) colocou-se à disposição para participar da comissão, afirmando que "data-base é um direito do professor, do trabalhador, porque senão os salários ficam defasados".

Cumprir a lei

Durante a sessão, a Tribuna foi liberada ao presidente do Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia, Antônio Gonçalves, para falar sobre a reivindicação da categoria. "Este Poder não pode ficar omisso. Ou seja, a Câmara tem que exigir do prefeito que cumpra a Lei. Ele descumpre a exigência legal – da base-base, por exemplo – desde 2020. Diante disso, o professor não está sendo valorizado. Estamos indignados com as atitudes desse prefeito. Daí nosso pedido de envolvimento deste Poder nessa questão social", destacou.

Sob gritos de "greve geral", vindos das galerias, Gonçalves encerrou seu discurso e lembrou ainda que o Paço não vem pagando quinquênio aos professores. Também da Tribuna, a vereadora Aava Santiago (PSDB) afirmou que apoiadores do prefeito estariam divulgando informações falsas nas redes sociais para prejudicar os professores. "Isso é uma baixaria. Crime que estão cometendo, quando dizem que professor ganha um salário de R$ 11 mil mensais. Vídeo mentiroso. Esperamos uma atitude do Paço sobre isso", disse.

Ao finalizar, Mauro Rubem criticou Rogério Cruz. "Ele quer enganar a sociedade. O piso salarial é para valorizar a Educação. É preciso, então, formar uma comissão de vereadores e professores para tratar dessa questão com o prefeito. Buscar logo uma saída. Será uma forma de respeitar essa categoria de trabalhadores", concluiu.