Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão de vereadores intermediará negociações entre comando de greve da GCM e Prefeitura de Goiânia

por silvana — publicado 21/06/2016 14h23, última modificação 21/06/2016 14h23
Os grevistas pediram o apoio do Legislativo às reivindicações da categoria para colocar fim à greve que já dura 12 dias.

Por determinação do presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB) e atendendo a uma reivindicação do Comando de Greve da Guarda Civil  de Goiânia, foi instituída hoje, uma Comissão Especial Temporária composta por seis vereadores para intermediar as negociações entre os grevistas e o Paço.

Segundo Anselmo, que também é membro da Comissão, a intenção é conseguir uma Audiência com o Prefeito Paulo Garcia (PT) e o Secretário de Governo, Osmar Magalhães, entre hoje e amanhã,  para abrir o diálogo entre a categoria e o Executivo visando rapidez no atendimento das reivindicações da Guarda Metropolitana e colocar fim à greve que começou no último dia 09/06.

O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Goiás, Ronaldo Egídio e o Coordenador da Comissão especial dos servidores grevistas da GCM- Guarda Civil metropolitana de Goiânia, Júnio Éder, usaram a Tribuna Livre da Câmara nesta terça-feira, para pedir o apoio do Legislativo no atendimento das reivindicações da Guarda Municipal.

Segundo os sindicalistas, o presidente da Casa “sempre foi um defensor das causas da categoria e é por isso que viemos mais uma vez pedir a ajuda deste parlamento para interceder junto ao Executivo. Não queremos permanecer em greve, queremos exercer nossa função de defesa dos cidadãos desta cidade. Estamos cobrando o que foi acordado na última greve e que não está sendo cumprido pelo Prefeito Paulo Garcia”, esclareceram.

REIVINDICAÇÕES

Da pauta principal para a suspensão do movimento grevista, o Comando de greve pede o reconhecimento do SINDIGUARDAS como representante legítimo da categoria e celebração de convênios para desconto em folha, dos filiados ao sindicato; pagamento do Vale Alimentação e também não cortar o ponto dos grevistas.

A categoria reivindica ainda, como pauta secundária, o cumprimento das progressões Verticais e Horizontais em sua totalidade; reconhecimento da Lei de Aposentadoria Especial (aprovada pela Câmara); Auxílio Uniforme; estabelecimento de um Cronograma de Capacitação em Armamento e Tiro e ainda a sanção da lei que criou o Fundo Municipal da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.

Além do presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB), fazem parte ainda da Comissão os vereadores Denício Trindade (SD), Djalma Araújo ( Rede), Carlos Soares (PT), Felizberto Tavares (PR) e Cida Garcêz )PMN). A vereadora Cida Garcêz adiantou que apresentará um projeto de lei amanhã, para beneficiar a categoria. Já a vereadora Cristina Lopes (PSDB) e outros parlamentares lembraram das dificuldades enfrentadas pela GCM no desempenho de suas funções. "Faltam condições mínimas de trabalho, como coletes, uniformes, armamentos, combustível e viaturas," afirmou Cristina.