Comissão do BRT define nomes de presidente, vice e relator
Na primeira reunião realizada nesta tarde, os membros da Comissão Especial Temporária que irá fiscalizar as obras do BRT elegeram o presidente, o vice-presidente e relator. Os nomes escolhidos foram Alysson Lima (PRB) para a presidência, Carlin Café (PPS) para a vice-presidência, e Leia Klébia (PSC) para a relatoria.
A votação foi conduzida pelo integrante da comissão Paulinho Graus (PDT). Outro integrante que votou foi Jorge Kajuru (PRP). Estavam ausentes os demais integrantes Anselmo Pereira (PSDB) e Clécio Alves (PMDB).
Paulinho Graus justificou a ausência de Clécio dizendo que o vereador desistiu de integrar a comissão. Dessa forma, ele deverá ser substituído por outro vereador do PMDB. Welington Peixoto, que é do PMDB e provável substituto, acompanhou a reunião sem dar seu voto. A medida foi para evitar possíveis embaraços jurídicos, já que seu nome ainda não foi formalizado.
Após a votação, o suplente de Anselmo Pereira, vereador Elias Vaz (PSB), chegou à reunião para dar seu voto nas demais deliberações propostas pelo já eleito presidente, Alysson Lima.
O presidente propôs convocar o engenheiro da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) responsável pela obra do BRT, Benjamin Kennedy; o gestor do BRT, Francisco Lima; e o secretário municipal de infraestrutura e serviços públicos, Fernando Cozzeti, para comparecerem à comissão em datas a serem definidas. Todos os vereadores concordaram e também estiveram de acordo com o dia da semana e horário das reuniões: todas as terças-feiras, às 15h30.
Kajuru pediu também a convocação de Paulo Garcia, mas foi alertado de que as comissões temporárias não têm o mesmo poder das Comissões Especiais de Inquérito (CEI) de obrigar o comparecimento de pessoas não vinculadas ao Poder Público, como é o caso do ex-prefeito. O vereador então se comprometeu a interrogar Garcia sobre o BRT quando for convocado para a CEI das Contas da Prefeitura, na qual é relator.
O próximo encontro da comissão ficou marcado excepcionalmente para a próxima quinta-feira, 6 de abril, às 15h30, em que os vereadores irão visitar os canteiros de obras abandonados do BRT, este que Alysson Lima chamou de “a obra mais cara da história de Goiânia” e que, segundo ele, corre o risco de virar um “enorme elefante branco” se não for fiscalizada.
Formação
Considerados os blocos parlamentares formados nesta legislatura da Câmara e incluindo os nomes dos suplentes, a composição da comissão está formada da seguinte maneira:
Bloco Pró-Goiania:
Titular: Carlin Café (PPS)
Suplente: Gustavo Cruvinel (PV)
Frente Parlamentar Independente:
Titulares: Anselmo Pereira (PSDB) e Jorge Kajuru (PRP)
Suplente: Elias Vaz (PSB)
Por uma Goiânia Melhor:
Titulares: Leia Klébia (PSC) e Paulinho Graus (PDT)
Suplente: Kleibe Morais (PSDC)
Juntos por Goiânia:
Titular: Alysson Lima (PRB)
Suplente: Rogério Cruz (PRB)
Bancada do PMDB:
Titular: Clécio Alves (PMDB)
Suplente: não foi indicado