Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão dos Direitos dos Idosos promove o V Colóquio sobre à violência contra a pessoa idosa

por marcos — publicado 07/06/2019 09h16, última modificação 07/06/2019 09h16

Texto produzido pela assessoria do vereador Paulo Magalhães

Presidida pelo vereador Paulo Magalhães (PSD), a Comissão dos Direitos dos Idosos irá promover na próxima segunda-feira (10) o V Colóquio “Todos os Tipos de Violência contra o Idoso, o que podemos fazer?”. O evento será realizado no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, a partir das 14 horas.

Participarão do evento, além do vereador Paulo Magalhães, a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, Fernanda da Silva Rodrigues; Ana Lívia Batista Alves Paiva, titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso (DEAI); Vagner Gerson, titular da 30ª Promotoria de Atendimento ao Idoso do Ministério Público de Goiás; Adriana Accorsi, deputada estadual e delegada; Flávia Morais, deputada Federal.

De acordo com o vereador, a violência contra os idosos é um problema universal, social, histórico e de saúde. E pode ocorrer tanto de forma física, emocional, sexual, financeira, ou por negligência. “A violência é uma realidade vivenciada por muitos idosos, eles são vítimas diariamente de abusos físicos e emocionais, de negligência e de segregação, não só de seus familiares como das instituições destinadas a atendê-los”, lamentou Paulo Magalhães.

Nessa perspectiva, o V Colóquio tem como objetivo discutir a violência contra a pessoa idosa, os vulneráveis e o acesso à justiça. E ainda a importância do Estatuto do Idoso como garantia e proteção do direito à dignidade, ao respeito e bem-estar, a liberdade e as políticas de atendimento à população idosa, refletindo sobre as formas de violência contra a pessoa idosa.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

V Colóquio “Todos os Tipos de Violência contra o Idoso, o que podemos fazer?”
Data: 10 de maio (segunda-feira)
Local: Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia