Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão Mista aprova projeto de resolução do trâmite do Plano Diretor na Casa

Comissão Mista aprova projeto de resolução do trâmite do Plano Diretor na Casa

por Guilherme Machado publicado 11/02/2020 15h36, última modificação 11/02/2020 15h36

O presidente da Comissão Mista, vereador Lucas Kitão (PSL), convocou os vereadores para reunião extraordinária, nesta terça-feira (11), onde foi aprovado o Projeto de Resolução nº 1/2020 que disciplina o trâmite do Plano Diretor (Projeto de Lei Complementar nº 23/2019) na Câmara Municipal de Goiânia. A matéria está sob a relatoria da vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) e será encaminhado à Diretoria Legislativa, com possibilidade de discussão em plenário na próxima semana.

O regulamento tem de ser aprovado em duas votações no Plenário, intercaladas por parecer da Comissão Mista. As subcomissões propostas são: Ordenamento Territorial; Sustentabilidade Socioambiental; Mobilidade, Acessibilidade e Transporte; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Sociocultural; e Gestão Urbana.

Competências

As subcomissões ficarão subordinadas à Comissão Mista e farão apenas a organização e sistematização das propostas em cada área temática. As inclusões, exclusões e/ou alterações na redação do Projeto de Lei Complementar enviado pela Prefeitura para a apreciação do Legislativo serão então encaminhadas para o crivo da Comissão Mista, que designará um relator para o conjunto de sugestões.

As subcomissões terão 40 dias para apresentar suas propostas para a Comissão Mista. O relator do PLC na Comissão Mista terá, a partir de então, outros 15 dias para apresentar o relatório. Depois de apreciado na comissão, o texto segue para a deliberação do Plenário, em segunda e última votação. O texto segue, então, para a sanção do prefeito.

Composição das subcomissões

Cada vereador poderá participar de até três subcomissões, e a escolha dos membros deverá atender, prioritariamente, ao critério da proporcionalidade partidária do Plenário.

Escolhidos os membros, as subcomissões são instaladas e, a partir de então, começa a contagem dos 40 dias para encaminhamento dos seus pareceres para deliberação da Comissão Mista. As subcomissões realizarão o trabalho de análise do Projeto de Lei Complementar do Plano Diretor com o suporte do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro-Oeste (ITCO), que colocará técnicos qualificados, em cada área temática, à disposição dos vereadores e suas equipes.

Texto produzido por Michelle Lemos