Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comissão que investigará SMT será instalada na segunda-feira

Comissão que investigará SMT será instalada na segunda-feira

por joana — publicado 24/03/2017 15h35, última modificação 24/03/2017 15h34

Será instalada na próxima segunda-feira, dia 27, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que vai apurar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). A reunião, marcada para 9h30min na sala de comissões da Câmara Municipal, deve apontar o presidente e o relator da CEI e definir agenda de reuniões.

Vão compor a Comissão os vereadores Elias Vaz (PSB), autor da proposta de CEI, Lucas Kitão (PSL), Cabo Senna (PRP), Anderson Sales Bokão (PSDC), delegado Eduardo Prado (PV), Welington Peixoto (PMDB) e Izídio Alves (PR). O prazo inicial de atuação da CEI é de dois meses, mas o trabalho pode ser prorrogado pelo mesmo período.

A Comissão pretende apurar os contratos firmados pela Secretaria, como o de fotossensores, aquisição e manutenção de semáforos e compra de tintas para sinalização horizontal, entre outros. E também os motivos do sucateamento da frota, apesar de gastos anuais com manutenção, e os métodos de pintura da sinalização, que exigem reparos frequentes.

Ainda, de acordo com Elias Vaz, há indícios de problemas na prestação de contas da Secretaria. A SMT arrecadou com multas no ano passado cerca de R$56 milhões, mas só há comprovação de gastos dentro da previsão legal de R$44 milhões, restando um déficit de R$13 milhões. O Conselho Nacional de Trânsito prevê que o recurso arrecadado com multas seja investido na própria SMT e na melhoria do tráfego na cidade, inclusive com campanhas educativas.

Com informações da assessoria de imprensa do vereador Elias Vaz