Comissão visita unidades de saúde de Goiânia
A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pelo vereador Mauro Rubem (PT), visitou, entre os dias 19 e 29 de julho, 104 unidades de saúde da capital, avaliando as condições gerais de funcionamento e ouvindo profissionais e usuários. Das 104 unidades visitadas, em 32 foram constatadas condições físicas precárias e insalubres, como paredes rachadas, infiltração, mofo, consultórios sem ar-condicionado, salas sem ventilação e sem iluminação, banheiros interditados e pisos quebrados. Além disso, verificou-se a necessidade de manutenção ou troca de computadores e impressoras. A internet funciona de forma precária, com instabilidade e lentidão, o que provoca atrasos nos registros e atendimentos.
Um problema relatado com frequência por servidores e usuários das unidades de saúde foi a falta de profissionais e de insumos. A ausência de farmacêuticos, por exemplo, tem provocado suspensões de atendimento, obrigando o usuário a se deslocar para outras unidades. A segurança foi outro ponto destacado nas entrevistas feitas pela Comissão de Saúde. Os profissionais afirmam que é necessária a presença de guardas municipais durante o período de atendimento.
No caso dos insumos, foi constatada a falta de medicamentos como diclofenaco, ibuprofeno, nimesulida, prednisona, omeprazol, dipirona, propanolou, gliclazida, enalapril, loratadina, midazolan e amiodarona. Também faltam cateter, sonda, luvas, toucas, aventais, toalhas, colchões, lençóis descartáveis, cobertores, álcool, seringa, glicose, papel toalha, papel higiênico, copo descartável, atadura e esparadrapo. O relatório completo das visitas será encaminhado à Prefeitura de Goiânia.
Texto e foto da assessoria de imprensa do vereador Mauro Rubem