Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comitê de vereadores visita Santa Casa para tratar de reabertura da maternidade

Comitê de vereadores visita Santa Casa para tratar de reabertura da maternidade

por Heloiza Amaral publicado 04/05/2018 11h16, última modificação 04/05/2018 11h16

O presidente do Comitê pela Reabertura da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, vereador Paulo Magalhães (PSD), junto com os demais parlamentares membros do grupo, visitará o hospital, na próxima segunda-feira (07), às 14h30, para diagnosticar os motivos do fechamento da ala e quem são os responsáveis pela falta de repasse do recurso financeiro.

Considerado hospital de referência na região Centro-Oeste, a Santa Casa de Misericórdia foi construída em 1º de novembro de 1936, juntamente com a fundação de Goiânia, contando com o apoio da então primeira-dama, Gercina Borges Teixeira. "Eu nasci lá, em 1947. A maternidade foi criada 11 anos antes do meu nascimento. Eu não posso aceitar fechar um lugar que atende a camada mais carente. Estão rasgando a história da primeira maternidade de Goiânia. Que nós possamos encontrar um caminho para que a essa instituição continue servido essas pessoas", pontuou o vereador.

Todas as atividades da maternidade foram encerradas na última segunda-feira (30). Segundo a administração, o fechamento inclui, além dos partos, todas as consultas de ginecologia e obstetrícia. O serviço teria sido interrompido por falta de profissionais. A média de partos na instituição, há dois anos, era de 150 por mês.

Comitê

O Comitê foi proposto pelo vereador Paulo Magalhães e conta com a participação de dez outros parlamentares. Após visita ao hospital, o Comitê vai dialogar com o prefeito Iris Rezende (MDB), com o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, e, posteriormente, com o Governador José Eliton, na tentativa de reabrir o local. (Foto: Wictória Jhefany) (Com informações de gabinete)