Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Comitiva de vereadores visita Conselho Tutelar de Campinas

Comitiva de vereadores visita Conselho Tutelar de Campinas

por silvana — publicado 17/08/2017 14h05, última modificação 17/08/2017 14h05

Amanhã, dia 18/08 uma comissão de vereadores fará uma visita às 10 horas ao Conselho Tutelar da região de Campinas para verificar as condições de funcionamento da instituição.  A iniciativa partiu do vereador Alysson Lima (PRB) que preside a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da Câmara. As visitas serão feitas a todas as seis unidades existentes na Capital com o objetivo de averiguar a situação das mesmas e ouvir as reivindicações dos conselheiros.

Os Conselhos Tutelares têm a função de ajudar e proteger crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade e, por lei deve haver uma unidade para cada 100 mil habitantes. Em   Goiânia existem apenas seis regionais,  seria necessário, pelo menos, outros oito CTs para um atendimento adequado, afirma Alysson.

Segundo o vereador, a situação dos Conselhos é de total precariedade nas condições de trabalho oferecidas e isto não é de agora, a situação vem  se agravando ao longo do tempo,  sem que a administração municipal tome providências para melhorar o atendimento à população.

RECLAMAÇÕES

Alysson disse que o Legislativo vem recebendo constantes reclamações sobre o número insuficiente de conselheiros e, sobretudo, da falta de estrutura de funcionamento dos Conselhos existentes na Capital. “ Em algumas  unidades,diz ele,  as  infiltrações e rachaduras tomam conta dos prédios.

O corte de energia e água, por falta de pagamento das contas, é uma constante. Faltam  computadores  para os atendimentos, e ainda  combustível e reposição de pneus para os veículos, entre outras reclamações que chegam aos gabinetes dos vereadores.

“Essa situação precisa mudar e é isso que pretendemos com as visitas. Vamos fazer relatórios  técnico e jurídico sobre a situação e enviar ao  Executivo e também ao Ministério Público para que tome as devidas providências,” afirma Alysson.

Para a visita, além dos  vereadores membros da Comissão de Saúde da Casa, foram convidados ainda o secretário interino da SEMAS- Secretaria Municipal de Assistência Social, Samuel Almeida  e o representante dos conselheiros, Dacio Anacleto de Oliveira. O Conselho Tutelar da região de Campinas fica na Rua dos Funcionários, nº 10, no Jardim Leblon.