Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Condições de trabalho de agentes de saúde serão discutidas em audiência

Condições de trabalho de agentes de saúde serão discutidas em audiência

por Quezia de Alcântara publicado 29/06/2017 11h10, última modificação 29/06/2017 11h12

Audiência pública nesta sexta-feira, 30, vai discutir a situação de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Goiânia. “O serviço prestado por esses servidores é muito importante para a cidade. Eles precisam receber da prefeitura condições de atender a população com qualidade”, afirma o vereador Elias Vaz (PSB), que está promovendo a discussão.

O presidente do sindicato que representa a categoria, Eurípedes Moreira da Silva, diz que a capital tem hoje cerca de 1,3 mil servidores e que a Prefeitura não tem oferecido a estrutura necessária para a prestação do serviço. Segundo ele, falta até uniforme, mas há problemas ainda mais graves. “Recebi denúncias de que servidores que estão entrando agora para fazer o combate de endemias estão parados porque não fizeram o curso obrigatório antes de iniciar as atividades. Como um funcionário que vai fazer o combate a doenças como dengue e febre amarela vai trabalhar sem curso de formação, sem saber manusear os produtos”, questiona Eurípedes Moreira.

Pagar do bolso

No caso dos agentes comunitários que integram o Programa Saúde da Família, o trabalho inclui visitas mensais aos pacientes divididos por áreas. “Os agentes, quando há necessidade, encaminham o paciente para atendimento nos cais. O problema é que nas unidades faltam médicos e estrutura básica de atendimento”, conta o presidente do sindicato.

Eurípedes Moreira também reclama que falta investimento para oferecer formação continuada aos profissionais e materiais básicos para executar o trabalho. “Os servidores não dispõem de computadores para cadastrar os pacientes e controlar as visitas. É preciso fazer a mão. E até o caderno eles têm que pagar do bolso”. O presidente do Sindicato cobra ainda que seja dispensado aos agentes o mesmo tratamento dos outros servidores da Saúde. “Eles contam com plano de carreira e nós não. Há uma desvalorização da categoria”. (Com informações da assessoria do vereador)

Serviço:

Audiência pública condições de trabalho de agentes comunitários e de endemias

30.06.17 – sexta-feira

8h30min