Conscientização sobre doação de órgãos é ressaltada no plenário
A sessão plenária desta quinta-feira (21) discutiu, entre vários assuntos, a importância da doação de órgãos. Além do uso da tribuna livre foi apresentado também um projeto de lei sobre o tema.
De iniciativa da vereadora Cristina Lopes (PSDB), o projeto de lei (N°2019/100) sugere a inclusão no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia a "Semana Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos".
“No Brasil, a Lei 9.434/1997, conhecida como “lei dos transplantes”, prevê a realização periódica de campanhas de incentivo à doação de órgãos. E ainda de acordo com a referida lei, a doação de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica depende da autorização da família. Nesse contexto, as campanhas servem para informar e conscientizar a população e sensibilizar os familiares para que digam sim à doação de órgãos e tecidos”, ponderou a vereadora.
Tribuna livre
Para tratar da a importância da conscientização e incentivo sobre a doação de órgãos fizeram o uso da tribuna livre na sessão desta quinta-feira a Coordenadora de Captação de Órgãos e Tecidos da Central Estadual de Transplantes, Katiuscia Christiane Freitas, e a Coordenadora de Eventos e Educação Continuada da Central Estadual de Transplantes, Sandra da Silva Amorim de Oliveira.