Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Corredores estruturadores são tema de reunião de subcomissão

Corredores estruturadores são tema de reunião de subcomissão

por Da Redação publicado 02/06/2020 16h16, última modificação 02/06/2020 16h17

A quarta reunião da subcomissão da Mobilidade e Transporte do Plano Diretor, em tramitação na Comissão Mista, analisou os Corredores Estruturadores do transporte público da capital.

Os corredores são divididos em exclusivos, preferenciais e estratégicos, e abarcam    vias da cidade. Segundo análise técnica do ITCO, a lei do novo PD não estabelece um plano de implementação dos corredores, nem prazo e sequer de onde virão os recursos para a criação, manutenção dessas vias, além das calçadas, já que o sistema previsto no texto abarca os pedestres.

“Se não ficar bem explicado pode levar mais de 20 anos pra sair”, prevê Paulo Magalhães (DEM), um dos vereadores do colegiado. “Se não estipular datas, ficará a bel prazer do poder público e pode nem ser implantado”, emendou Álvaro da Universo (Patriota).

A verba para o sistema de mobilidade urbana poderia sair de equipamentos tais como estacionamentos pagos, parquímetros, parklets construídos em parceira com o poder privado. O problema é que a nova lei é omissa nesses termos, o que precisará de emendas por parte dos vereadores, concluíram os presentes ao debate.

Além de não constar um Plano de Mobilidade, o novo Plano Diretor também não estabelece um Fundo de Mobilidade que seria o gestor de recursos oriundos dos equipamentos citados acima.

A próxima reunião desta subcomissão está agendada para o dia 9 de junho, às 14 horas, por vídeo conferência e transmitido pela TV Câmara. (Assessoria do vereador Lucas Kitão, pres. Comissão Mista).