Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Criação da comenda do Mérito da Pesquisa Científica ‘Sônia Guimarães’ é aprovada em comissão

por Quezia de Alcântara publicado 16/02/2022 11h40, última modificação 16/02/2022 11h37

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou hoje, 16, Decreto Legislativo da vereadora Aava Santiago (PSDB), que cria nova medalha na Casa. Trata-se da Comenda do Mérito da Pesquisa Científica e Tecnológica Sônia Guimarães a ser concedida anualmente a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado na realização, promoção ou incentivo à Ciência em favor do progresso e da vida.

A homenagem deverá ser realizada no dia 8 de julho, quando se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, e os homenageados serão indicados pelos vereadores da Casa.

“A figura inspiradora da Comanda é Sônia Guimarães, a primeira mulher negra doutora em Física no Brasil, que possui uma trajetória marcada por conquistas e abertura de caminhos no universo da Ciência brasileira”, justifica a autora da proposta.

Aava adicionou no texto que, atualmente, Sônia Guimarães tem mestrado na USP e doutorado na University of Manchester, na Inglaterra, e é do corpo docente do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).