Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Criação de aplicativo para mulheres vítimas de violência é proposto em projeto

Criação de aplicativo para mulheres vítimas de violência é proposto em projeto

por Quezia de Alcântara publicado 29/08/2019 10h23, última modificação 29/08/2019 10h23

Um aplicativo de celular que poderá ser usado por mulheres vítimas de violência física e sexual é o teor de projeto de lei (2019/309) apresentado pela vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) em plenário. Denominado de “SOS Mulher”, o aplicado poderá ser instalado em qualquer smartfphone com sistema Android ou IOS que deverá ser monitorado e acompanhado por autoridade competente, que direcionarão os casos recebidos para uma equipe com viatura policial mais próxima para atendimento à vítima.

“De janeiro a setembro de 2018 foram registradas 3.185 ocorrências de violência contra a mulher em Goiás segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, divulgados por meio do Painel Estratégico de Segurança do Estado”, contou a parlamentar adicionando que “Goiânia está em primeiro lugar entre os municípios com 468 casos, sendo que foram computados 24 crimes de feminicídio”.

Além da lei Maria da Penha, a vereadora ressalta que o projeto é uma medida no Âmbito tecnológica que busca amparar ainda mais as mulheres vítimas de maus tratos. “O medo continua sendo a razão principal que 68% das vítimas evitaram de fazer denúncias contra os agressores, que na maioria dos casos são os maridos e companheiros”, relatou Tatiana.

A parlamentar acredita que o aplicativo SOS Mulher vai possibilitar que a mulher, por meio do dispositivo, possa acionar a política, que assim, chegará em tempo hábil para evitar uma possível agressão.