Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plano de Mobilidade e transporte modal são discutidos em subcomissão

Plano de Mobilidade e transporte modal são discutidos em subcomissão

por Da Redação publicado 19/05/2020 16h19, última modificação 19/05/2020 16h20
Plano de Mobilidade e transporte modal são discutidos em subcomissão

Exemplo de integração modal na capital paulista

Na reunião de hoje, 19, a Subcomissão da Mobilidade, Acessibilidade e Transporte discutiu a criação de um Plano de Mobilidade para o transporte no município de Goiânia integrado com a região Metropolitana.

O PLC nª 23/2019 sobre a revisão do Plano Diretor estabelece que a elaboração deste Plano seja feita até o ano de 2023, segundo lei federal. “O texto é muito genérico, fala da integração do transporte coletivo com outros municípios mas não define metas e prazos, além de não propor quais municípios integrarão primeiro, quais tipos de transporte, sendo que o cicloviário não tem previsão de integrar ao coletivo”, ponderou Fernanda Mendonça, arquiteta do Instituto do Desenvolvimento do Centro-Oeste (ITCO), entidade que presta auxilio técnico para a Comissão Mista durante a tramitação do PD.

Os vereadores demonstraram interesse em estabelecer um prazo de 18 meses para a Prefeitura elaborar esse planejamento e para isso, pretendem incluir emenda.

O presidente da Subcomissão, Álvaro da Universo (Patriota), sugeriu que o Plano preveja o transporte modal, uma forma de ligação entre as ciclovias com os terminais de ônibus. “A pessoa usaria a bicicleta de sua casa até o terminal, mas seria preciso ter um local seguro para deixar a bicicleta em segurança e pegar o ônibus”, afirmou.

Paulo Magalhães sugere a criação do Táxi-lotação como alternativa para os taxistas que tiveram um impacto grande com a chegada do transporte individual por meio de aplicativo. “O táxi pode parar próximo aos pontos dos ônibus e levar até quatro passageiros, utilizando a rota que o ônibus faria”, explicou o parlamentar.

Outro assunto que os parlamentares discutiram foi a incoerência do PLC nº 23/2019 que afirma no artigo 23, a prioridade da fluidez do tráfego ao mesmo tempo que diz privilegiar o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas, mas a Lei Federal 2.587/2012, à qual o novo Plano Diretor neste eixo se embasa, prioriza os meios não motorizados.

Também foi sugerido um planejamento para um novo Anel Viário de Goiânia, que passaria por Senador Canedo até Goianira, já que o atual já se encontra dentro da cidade e praticamente tornou-se uma avenida, com trânsito intenso.

A próxima reunião ocorrerá na terça-feira, dia 26, às 14 horas. (Assessoria de Comunicação Lucas Kitão, pres. Comissão Mista)