Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova criação da Comenda de Mérito Pastor Jorge Branco de Gouveia

Plenário aprova criação da Comenda de Mérito Pastor Jorge Branco de Gouveia

por Da Redação publicado 26/11/2024 11h55, última modificação 26/11/2024 13h53
Proposta pelo vereador Ronilson Reis (Solidariedade), honraria será concedida a líderes religiosos com destaque na prestação de serviços na área social e na prática de evangelismo
Plenário aprova criação da Comenda de Mérito Pastor Jorge Branco de Gouveia

Foto: Mariana Capeletti

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (26), projeto de resolução (PRE 14/2024) para criação da Comenda de Mérito Pastor Jorge Branco de Gouveia.

Segundo a proposta, de autoria do vereador Ronilson Reis (Solidariedade), a honraria será concedida anualmente a líderes religiosos com destaque na prestação de serviços na área social e na prática de evangelismo junto à comunidade. O texto prevê outorga de 70 medalhas em Sessão Solene a ser realizada em setembro.

O projeto segue para promulgação do presidente da Câmara, vereador GCM Romário Policarpo (PRD).

Biografia

Jorge Branco de Gouveia nasceu em 24 de maio de 1939, oriundo de família de origem humilde e interiorana. Viveu a infância na pequena cidade de Itapirapuã, onde permaneceu até sua mocidade. Ainda jovem, mudou-se para Goiânia. Longe da vida pacata do interior, lutou pela própria sobrevivência, exercendo diversas atividades na capital, como a de vidraceiro.

Iniciou seu ministério na Primeira Igreja Assembleia de Deus, fundada na Rua 55, no Centro, onde começou como porteiro. Depois tornou-se evangelista e, em 1963, assumiu seu ministério na presidência da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, em Goiatuba. Implantou igrejas em várias cidades do estado, como Caldas Novas, Morrinhos, Aloândia, Pontalina e Marzagão.

Em 11 de dezembro de 1975, o pastor Jorge Gouveia tomou posse como presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério Vila Nova, com sede em Goiânia, que contava com cinco congregações. Ao se jubilar, em 11 de novembro de 2011, a igreja estava presente em 38 municípios de cinco estados, somando um total de 174 igrejas e de mais de 14 mil membros em comunhão. Somavam-se ainda 303 pastores, 291 evangelistas, 1.249 presbíteros, 1.245 diáconos, 1.134 diaconisas, 1.010 cooperadores, além de milhares de congregados.

Jorge Gouveia também criou uma escola de educação infantil e de ensino fundamental; uma casa de recuperação para dependentes químicos; e uma associação para atuar na área de assistência social.

Além da vida eclesiástica, o pastor contribuiu com a gestão do então governador Iris Rezende Machado, como diretor de Recuperação e Assistência do Centro Penitenciário de Goiás.

Casou-se com Flávia Rodrigues de Gouveia, com quem viveu por cinco décadas e teve cinco filhos, 19 netos e três bisnetos.