Cristina Lopes propõe dia de conscientização sobre fissuras lábio-palatinas
A vereadora Cristina Lopes (PSDB) apresentou nesta quarta-feira (20) projeto que institui no calendário oficial de eventos do município de Goiânia o dia de conscientização das fissuras lábio-palatinas, a ser comemorado no dia 5 de outubro, com informações sobre tratamento, combate ao bulling e inclusão social.
A fissura labial, popularmente conhecida como lábio leporino, é resultado de malformações congênitas, que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião, com incidência maior na etnia amarela e menor na negra. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças no Brasil nasce com a deformação. Caso não sejam tratadas, as complicações e sequelas da fissura lábio-palatina incluem problemas na fala, alimentares, respiratórios e de socialização.
Semana do Folclore
Outro projeto apresentado por Cristina Lopes nesta quarta-feira foi o que inclui no calendário oficial de Goiânia a semana municipal de defesa do Folclore, entre os dias 15 e 22 de agosto. A matéria, de acordo com a vereadora, tem o objetivo de incentivar a cultura em suas diversas formas, manter a tradição e assegurar ampla proteção às manifestações da criação popular, estimulando seu estudo, a sobrevivência de seus folguedos e artes, como elo valioso da cultura brasileira. (Foto: Alberto Maia)