Cruvinel pede inclusão de atletas deficientes em corridas de rua
Projeto de lei apresentado por Gustavo Cruvinel (PV) determina que os eventos de corrida de rua em Goiânia tenham uma categoria para atletas com deficiência. Eles, assim também como os idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, ficarão isentos de pagar a taxa de inscrição, que atualmente é de 50% do valor cobrado dos demais corredores.
“A corrida de rua vem conquistando cada vez mais adeptos, ajudando as pessoas a prevenirem doenças, aumentarem a qualidade de vida e superarem metas. Além disso, o esporte é um agente transformador, instrumento de inclusão social e de melhora da autoestima. Nada mais justo que garantir a inclusão dos atletas com deficiência nas corridas de rua e incentivar a participação deles e dos idosos com a isenção da taxa de inscrição”, diz o vereador.
A matéria define como deficientes:
- cadeirantes;
- amputados de membro(s) inferior(es): ausência total ou parcial de uma ou duas pernas com uso de prótese;
- deficientes andantes membro(s) superior(es): deficiência ou ausência de um ou dois braços que altere o equilíbrio ao andar;
- deficientes auditivos;
- deficientes visuais;
- deficientes andantes membro(s) inferior(es): deficiência em uma ou duas pernas, mas possui ambas;
- deficientes intelectuais: apresenta quociente intelectual (QI) abaixo de 70 e/ou limitações das áreas de habilidades e adaptação.
Os três últimos devem correr sempre com auxílio de um atleta guia.