Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Daher quer que município garanta assistência a vítimas de AVC

Daher quer que município garanta assistência a vítimas de AVC

por silvana — publicado 28/02/2018 13h37, última modificação 28/02/2018 13h37

A rede municipal de saúde da Capital deverá instituir o “Programa de Apoio às Vítimas de Acidente Vascular Cerebral –AVC”, com o objetivo de garantir tratamento, acesso a exames, medicamentos, assistência, orientação, reabilitação e reintegração dos pacientes. A iniciativa é do médico e vereador  Dr. Paulo Daher (DEM), aprovada pelo Plenário em última votação, na sessão desta quarta-feira, 28/02.  Para ser implementada, a proposta aprovada,  terá ainda que ser sancionada pelo Prefeito Iris  Resende (PMDB).

Para assegurar o cumprimento da lei, a matéria prevê que o município deverá contar com equipes multidisciplinares  nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição,terapia ocupacional e assistência social. O programa deverá ainda promover campanhas educativas com material informativo sobre os sintomas e  formas de prevenção do AVC.

Estatística

O vereador justificou sua proposta  lembrando que dados estatísticos do Ministério da Saúde, indicam que o AVC é a causa mais freqüente de óbito na população adulta (10%) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.  De acordo com Daher, a imensa maioria dos sobreviventes necessita de reabilitação para sequelas neurológicas consequentes, sendo que 70% das vítimas, não retorna ao trabalho e 30% necessita de auxilio para caminhar.

Para facilitar o acesso das vítimas de AVC  ao Programa,  o parlamentar sugere que o município crie unidades  especializadas nesse tipo de atendimento  com espaços para fisioterapia, tratamento psicológico, orientação social, previdenciária e trabalhista para as vítimas e suas famílias, além do atendimento médico, laboratorial, exames clínicos e distribuição de remédios, promovendo assim, tratamento ininterrupto aos pacientes.