Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez propõe criação da Comenda Edson Rodrigues

Sabrina Garcez propõe criação da Comenda Edson Rodrigues

por Da Redação publicado 15/02/2023 09h15, última modificação 15/02/2023 14h19
Segundo projeto, homenagem será concedida a profissionais que se destacam na comunicação esportiva. Locutor, apelidado de "monstro sagrado", faleceu em 26 de janeiro

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) apresentou, nessa terça-feira (14), projeto de decreto legislativo (03/2023) para criação da Comenda Edson Rodrigues, a ser conferida aos profissionais que se destacam na comunicação esportiva.

Segundo a proposta, a homenagem será concedida, anualmente, em Sessão Solene, no dia 7 de novembro – data em que se comemora o Dia do Radialista. Cada parlamentar poderá indicar um nome para ser laureado.

Na justificativa para aprovação do decreto legislativo, Sabrina aponta narrações que, ainda hoje, são lembradas pelos torcedores: "o golaço de bicicleta de Fernandão na série B 1999; o chute alto e forte de Anailson para fechar jejum de títulos do Atlético-GO em 2007; a histórica virada para 5 a 3 do Vila Nova sobre o Goiás, no Goianão 1999; e a desafiadora final nos pênaltis do Estadual de 1973, entre Vila Nova e Goiás".

Edson Rodrigues

Edson Rodrigues faleceu no último dia 26 de janeiro, provocando imensa tristeza em fãs e colegas radialistas e do meio esportivo.

Na época, Sabrina, que também é comentarista de futebol, publicou mensagens de condolências aos amigos, familiares e fãs. "O dia é de tristeza. O Brasil perdeu um de seus maiores talentos. Faleceu nosso querido e admirado Edson Rodrigues, que narrou jogos incríveis e encantou quem ama e acompanha o futebol. Estamos todos impactados pela dor dessa notícia. Vá em paz, Edson Rodrigues", lamentou a vereadora.

Locutor por mais de 60 anos, Edson Rodrigues narrou mais de quatro mil jogos e 13 mil gols. Ele dedicou quase toda sua vida ao esporte, desde quando, ainda garoto, narrou partida de handebol de sua irmã no autofalante. "A locução de Edson foi revolucionária para o esporte. Ele narrava cada gol com emoção, capaz de ser sentida por cada ouvinte e gravada para sempre na memória", afirma a parlamentar.

Com toda a história de Edson Rodrigues na comunicação esportiva, carinhosamente apelidado como “monstro sagrado” e “melhor locutor esportivo do Brasil”, a vereadora entende ser justa a criação de comenda em sua homenagem, sendo concedida para pessoas que mantêm seu legado.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora