Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

por joana — publicado 02/05/2017 16h40, última modificação 03/05/2017 14h43
Depoimentos apontam irregularidades diversas na SMT

Foto de Francisco Carvalho

Presidida pelo vereador Elias Vaz (PSB), a Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), colheu na tarde desta terça-feira, 2, os depoimentos de dois convidados :Alexandre Umbelino de Sousa e Ideméres Francisca de Moura. A reunião foi realizada na Sala das Comissões e dela participaram- além do presidente da CEI - os vereadores Izídio Alves ( PR), Jorge Kajuru ( PRP), Cabo Senna ( PRP), Delegado Eduardo do Prado ( PV), Welington Peixoto ( PMDB), Anderson Sales Bokão ( PSDC), Romário Policarpo (PTC) e Lucas Kitão (PSL).

Ambos os convidados compareceram à oitiva na como colaboradores para dar explicações sobre um relatório produzido pela própria SMT com dados de novembro de 2010 ao final de 2013 e que apontou problemas graves. Alexandre foi diretor de Trânsito do órgão durante um ano e Edemêres é servidora efetiva, tendo ocupado o cargo de supervisora de Radar Estático de 2009 a 2012.

Os dois depoentes reafirmaram irregularidades contidas no relatório, tais como cancelamento de multas pela empresa Trana, validação de multas- que só podem ser feitas por agentes de trânsito – feitas através de códigos de servidores inexistentes, falta de cobrança por danos causados em acidentes de trânsito, falta de relatórios.

A Trana substituiu, em 2010, a EIT, que pertence à mesma família. O contrato foi prorrogado por aditivos irregulares e o Município gastou, nesse período, mais de cinquenta e cinco milhões de reais.  Desde o ano passado, os fotossensores foram desligados, com exceção de corredores de ônibus porque esse contrato com a Trana ainda está em vigor.

Por outro lado, vereadores levantaram questionamentos a respeito de outras possíveis irregularidades como pagamento de propina feita por empresários para colocação de faixas de sinalização de trânsito, aditivos de contratos com a empresa Trana, suspeitas na prestação de serviços da Dataprom, desvio de cavaletes, tráfico de influência de políticos.

Segundo Elias Vaz, o alvo agora será a questão de aditivos suspeitos, cujas irregularidades haviam sido detectadas antes mesmo da assinatura dos mesmos. Assim, serão convocados para prestar depoimentos os seguintes servidores públicos que assinaram estes aditivos: Carlos Alberto Miranda, Abadio Antonio dos Santos, Paulo Eron Oliveira, Lorena Takashi Costa, Aparecida Souza, Yeda Ramos e Eli Camilo Nascimento. A oitiva está marcada para a próxima segunda-feira, 8, às 8h30, na Sala das Comissões.