Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara derruba veto à criação de Núcleos de Aprendizado da Língua Portuguesa para imigrantes

por Heloiza Amaral publicado 09/03/2023 11h50, última modificação 09/03/2023 14h35
De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), projeto visa à alfabetização de jovens e adultos imigrantes de baixa renda

Foto: Mariana Capeletti

A Câmara Municipal de Goiânia derrubou, na sessão desta quinta-feira (9), veto parcial do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a projeto de lei, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), para instituir Núcleos de Aprendizado da Língua Portuguesa, voltados à alfabetização de jovens e adultos imigrantes de baixa renda. Segundo a parlamentar, apesar de parcial, o veto comprometeria execução do projeto, já que retiraria da Secretaria Municipal de Educação o papel de coordenar os núcleos.

Segundo Aava, imigrantes de vários países – como Venezuela, Senegal e Haiti – vivem nas ruas da capital, porque o município não tinha estrutura para recebê-los. Uma das principais dificuldades, de acordo com ela, é desconhecimento da língua portuguesa. “Temos famílias inteiras vivendo com o que arrecadam nos sinaleiros, infelizmente. Elas não têm condições nem de pleitear emprego, porque não dominam a língua e não conseguem se inscrever para vaga de trabalho. Não saber Português é uma das principais causas do empobrecimento dessas pessoas.”

A vereadora destacou que a Prefeitura de Goiânia não terá gastos com o projeto. Ele será desenvolvido em parceria com universidades que ofertam curso de Letras, em especial a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a qual Aava já destinou R$ 200 mil em emendas impositivas, visando à execução do programa. Segundo a parlamentar, famílias que participarão dos cursos já foram mapeadas em ações da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida por ela.