Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário rejeita veto do Executivo a método para manejo de colônias de gatos de rua

por Quezia de Alcântara publicado 11/04/2023 10h25, última modificação 11/04/2023 15h08
Com promulgação da matéria pela Mesa Diretora, município adotará método Captura, Esterilização e Devolução (CED)

O Plenário da Câmara de Goiânia rejeitou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (11), veto do Executivo ao projeto de lei (PL 480/2021) que estabelece o método Captura, Esterilização e Devolução (CED) para manejo de colônias de gatos de rua.

Segundo o texto, de autoria da vereadora Luciula do Recanto (PSD), trata-se de um método não letal para controle populacional de gatos comunitários, ferais ou ariscos, de vida livre ou em situação de abandono, que vivem em colônias, sem controle profilático zoossanitário e em ativa reprodução.

A proposta sugere apreensão temporária dos animais em abrigos públicos para vacinação contra raiva, vermifugação e esterilização cirúrgica. Depois de recuperados, os felinos devem retornar ao ambiente onde vivem.

Ao destacar vantagens do método CED, Luciula explica que, após a esterilização, gatos tornam-se mais dóceis e calmos, sem comportamentos agressivos e indesejáveis como demarcação de território, vocalização de acasalamento e brigas.

Com a derrubada do veto, haverá promulgação da matéria pela Mesa Diretora da Câmara, com posterior publicação no Diário Oficial do Município.