Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Derrubado veto que propõe instalação de "lombo Faixas" para pedestres

Derrubado veto que propõe instalação de "lombo Faixas" para pedestres

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 23/05/2018 12h35, última modificação 23/05/2018 15h52

Por 21 votos favoráveis e dois contrários, o plenário rejeitou hoje (23) o veto do prefeito Iris Rezende, MDB, ao projeto do vereador Cabo Senna, PRP, que autoriza a Prefeitura a instalar as chamadas "lombo faixas" nas vias públicas, especialmente próximas a escolas, hospitais, instituições públicas, shoppings centers, dentre outros.

"Nossa proposta visa proporcionar mais segurança e acessibilidade aos pedestres. As lombo faixas são uma maneira eficiente de se garantir ao pedestre exclusividade de passagem em vias de grande circulação de veículos", diz o vereador. Cabo Senna explica ainda que "as faixas se assemelham a lombadas. Mas são mais largas e possuem altura à da calçada, reduzindo a velocidade do veículo e mais segurança ao pedestre, facilitando, portanto, a passagem para pessoas com mobilidade reduzida".

O vereador lembra ainda que a sinalização deverá ser horizontal e em cores contrastantes, conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). "Ele também não acredita que o projeto seja vetado por se tratar de uma proposta de interesse comunitário e já adotada em várias capitais brasileiras", concluiu.