Descarte de chapas de raio-x e tomografia é aprovado na CCJ
O vereador Gustavo Cruvinel (PV) teve aprovado nesta quarta-feira,21, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) projeto de sua autoria que obriga hospitais, clínicas e consultórios da rede pública e privada a recolherem as chapas de exames de raios-x, tomografia e ressonância magnética para darem destinação correta ou reciclagem.
Para isso, esses estabelecimentos deverão dispor de um local próprio e visível para que os pacientes possam realizar o descarte desses materiais. Além disso, deverão produzir material a ser exposto no local informando os usuários sobre os riscos da inadequada destinação, além das vantagens em se obter os exames de forma digital.
De acordo com o parlamentar, esse material tem em sua composição componentes tóxicos e poluentes, derivados de petróleo que chegam a ficar mais de cem anos em aterros sanitários sem se decompor. Outro elemento é a prata, metal pesado que contamina o solo e o lençol freático e possui efeito acumulativo no organismo podendo gerar problemas renais, motores e neurológicos.