Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Dia da Capoeira será comemorado pela Câmara

Dia da Capoeira será comemorado pela Câmara

por joana — publicado 31/07/2017 13h22, última modificação 31/07/2017 13h22

Iniciativa do vereador CGM Romário Policarpo ( PTC), será realizada nesta terça-feira, dia 1º, sessão especial em comemoração ao Dia da Capoeira. O evento está marcado para as 19h30, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia.

A capoeira no Brasil surgiu no final do século XVI, no Quilombo dos Palmares, em Pernambuco, e está intimamente ligada ao passado de escravidão em nosso país. Nesta época, o Brasil era colônia de Portugal e os africanos que aqui chegaram perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e a repressão dos colonizadores brasileiros. Como os donos dos escravos os proibiam de praticar qualquer tipo de luta, os negros passaram a desenvolver a arte marcial disfarçada de danças. Até 1930, a prática da capoeira era proibida no Brasil. Em 2014, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), declarou a capoeira como patrimônio imaterial da humanidade. No Brasil, o Dia da Capoeira é celebrado anualmente em 3 de agosto.