Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Distribuída nova remessa de absorventes arrecadados em campanha realizada na Câmara

por Da Redação publicado 24/11/2021 14h10, última modificação 24/11/2021 14h23
Ao todo, 1920 absorventes foram entregues em duas escolas públicas da capital e estão sendo repassados às alunas. A iniciativa da vereadora Aava Santiago (PSDB), da Ouvidoria da Mulher da Câmara e da entidade sem fins lucrativos Girl Up GO tem como finalidade combater a pobreza menstrual

Na última segunda-feira (22) a vereadora Aava Santiago (PSDB), Ouvidora da Mulher na Câmara, entregou à Escola Estadual Wilmar Gonçalves da Silva, na Vila Moraes, mais uma remessa dos absorventes arrecadados pela campanha desenvolvida na Casa Legislativa, em outubro. Nesta etapa, 1440 unidades, em 90 pacotes, foram repassadas às alunas. Na primeira etapa, em 8 de novembro, já haviam sido entregues 480 unidades, em 60 pacotes, à coordenação do Centro Educacional em Período Integral do Setor Finsocial, que também destinou as doações às estudantes. Nos dois casos, a maioria das alunas contempladas tem até 17 anos.

Durante a entrega dos 1920 absorventes nas escolas, Aava Santiago fez palestra a respeito do combate à pobreza menstrual e da dificuldade de acesso, por parte de meninas e mulheres em situação vulnerável, a insumos para o controle do fluxo menstrual. “Abordamos a importância da escola pública na formação política para que as mulheres possam transformar cenários e assegurar conquistas, como a dignidade menstrual. A falta de acesso a absorventes traduz a opressão de um sistema de poder que elas precisam ocupar para mudar”, explica a vereadora.

Campanha – Ao longo do mês de outubro, foram arrecadadas 3626 unidades de absorvente e 2597,82 reais pela campanha de combate à pobreza menstrual, desenvolvida pela Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal, o mandato da vereadora Aava Santiago e a entidade sem fins lucrativos Girl Up GO, que atua em favor da igualdade de gênero. O dinheiro também será usado na compra dos insumos a serem doados.

Dignidade menstrual  A arrecadação de absorventes faz parte de uma política permanente de enfrentamento da pobreza menstrual, promovida pelo mandato da vereadora Aava Santiago, que resultou em projeto de lei, em tramitação na Câmara, para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual. A intenção é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar especialmente a jovens de baixa renda o acesso a insumos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições. Segundo pesquisa da Plataforma Toluna, encomendada por uma fabricante de absorventes, uma em cada quatro adolescentes brasileiras tem dificuldade de acesso a absorventes e, por isso, deixa de frequentar escola ou de ir para o trabalho durante o período menstrual.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora