Divino propõe uso de álcool gel em terminal rodoviário e aeroporto
Matéria de iniciativa do vereador Divino Rodrigues (Pros) obriga instalação de recipientes com álcool gel 70% em terminais e plataformas da rodoviária e aeroporto de Goiânia, bem como no interior dos ônibus coletivos que circulam na capital. Além disso, a proposta estabelece que os locais deverão ser sinalizados e acessíveis, inclusive para pessoas deficientes.
O texto (PL nº 2019/281) sugere ainda multa de R$ 1 mil, corrigida pelo IPCA às empresas e administradoras dos terminais, que poderá dobrar seu valor em caso de reincidência.
Segundo justificativa, “a higiene das mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças, como infecções virais, bacterianas e parasitárias”.
Rodrigues explica que “nem sempre temos condições de lavar as mãos, seja por não ter acesso à água, seja por falta de tempo ou outros fatores que influenciam nossos hábitos; e por isso diante de tantas epidemias, a exemplo da gripe H1N1, nada mais urgente que o poder público, se preocupe em regular os espaços públicos, para evitar, ou no mínimo, diminuir o contágio”.
O parlamentar adiciona ainda que o álcool gel é tão eficaz quanto a lavagem das mãos, não necessita enxágue, permite a higienização rápida, com baixo custo, fácil implementação e grande efetividade”.
“Com certeza vai diminuir as filas nos Cais e hospitais e os gastos com o setor de saúde”. Finaliza.