Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Doação de sangue poderá ser feita nesta terça na Câmara

Doação de sangue poderá ser feita nesta terça na Câmara

por Guilherme Machado publicado 16/05/2016 17h10, última modificação 17/05/2016 16h50
Uma unidade móvel do Hemocentro vai estar no estacionamento para receber os doadores

Funcionários e visitantes poderão doar sangue nesta terça-feira (17) sem sair da Câmara. Uma unidade móvel do Hemocentro vai estar no estacionamento externo, das 8h às 16h, recebendo os doadores que tiverem interesse e estiverem aptos a doar.

O sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas, plasma e outros. Dessa forma, mais de um paciente poderá ser beneficiado com apenas uma bolsa de sangue coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas e as que necessitam de transfusão frequente.

Para doar é preciso apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. É preciso também estar se sentido bem e saudável, não ter feito jejum, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.

Não pode doar quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estejam expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.