Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Doença Celíaca ganha Semana de Conscientização oficial

Doença Celíaca ganha Semana de Conscientização oficial

por Patrícia Drummond publicado 06/03/2018 12h58, última modificação 06/03/2018 12h58

O calendário goianiense deverá ganhar uma data reservada à Semana de Conscientização sobre a Doença Celíaca, a ser realizada na terceira semana do mês de maio. É o que propõe o vereador Anderson Sales – Bokão (PSDC), em projeto aprovado em segunda e última votação nesta terça-feira (6), na Câmara.

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados – como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca e alguns doces -, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. Trata-se de uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos.

Segundo o projeto do vereador Anderson Bokão, os objetivos fundamentais da Semana são apoiar, informar e conscientizar a comunidade a respeito da doença celíaca, possibilitando o seu diagnóstico precoce, além de conscientizar e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam os sintomas e limitações alimentares das pessoas diagnosticadas com a doença.

Conforme artigos científicos publicados, a doença celíaca é relativamente comum no Brasil, com frequência de uma para cada 681 pessoas”, ressalta o parlamentar, lembrando, que, no entanto, a maioria dos casos acaba por não ser diagnosticada devido à falta de informação sobre os sintomas clínicos. “Somente com a informação da população sobre os sinais, sintomas e formas de tratamento da doença celíaca serão realizados diagnósticos precoces, o que poderia contribuir para reverter as suas consequências”, justifica.

A data escolhida para a realização das atividades, na terceira semana do mês maio, tem como base o Dia Internacional do Celíaco, celebrado no terceiro domingo de maio. Na ocasião, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) desenvolve várias ações, como palestras, oficinas culinárias e seminários. “Deste modo, ao estabelecermos a nossa Semana Municipal também no mês de maio, unificaremos as ações, tornando-as mais eficazes”, argumenta Anderson Bokão.